Sexta, 19 Abril 2024

Inabitáveis faz apresentação única no Teatro Carlos Gomes

Inabitáveis faz apresentação única no Teatro Carlos Gomes
 
Inabitáveis são aqueles seres que frequentam locais invisíveis para a sociedade. Nesses lugares eles podem levar uma vida de liberdade, totalmente diferente daquela que vivem do lado de fora. “No contexto homoerótico, são nessas zonas que as pessoas também procuram parceiros casuais”, explica o coreógrafo Gil Mendes. O artista conta que conheceu esse conceito em um artigo acadêmico e logo veio a ideia de adaptá-lo para um espetáculo de dança contemporânea.
 
Inabitáveis conta com apenas dois bailarinos, Mauro Marques e Lucciano Coelho, que por meio de seus corpos contam a história de dois homens que se encontram no meio do caos urbano e iniciam uma relação intensa. Gil Mendes, que também assina a direção do espetáculo, explica que essa historia é contada por meio de uma coreografia poética que busca em seus atos abordar o caos urbano, o sexo e o preconceito. Inabitáveis  será encenado pela segunda vez no Teatro Carlos Gomes, nesta quarta-feira (2), às 19h. 
 
“A escolha da dança para abordar esses temas reflete a minha postura e a minha ideologia diante do mundo. Independente de serem temas polêmicos, é uma história que envolve afetividade e conflitos como qualquer outra história de amor”, explica Gil. Esses temas também estão presentes em outras obras da Cia InPares como o primeiro espetáculo da Cia, o Inumeráveis estados do ser e o mais recente Banzo.
 
Para compor os cenários, Inabitáveis apresenta uma série de projeções audiovisuais que contribuem para reforçar a atmosfera e o local das cenas. Para Gil Mendes, a dança contemporânea dialoga com diversas linguagens e o vídeo, nesse caso, contribui muito junto com a linguagem do corpo para sugerir os sentimentos que a dança transmite. 
 

 
Inabitáveis é o primeiro espetáculo de dança produzido no Espírito Santo que aborda a homoafetividade e essas foi uma das questões que levou Gil a trabalhar com essa temática e a levar para os palcos capixabas. A pesquisa se iniciou com a leitura do artigo e depois com a escolha dos bailarinos. “A partir daí passamos a ficar mais atentos ao dia-a-dia, a conversas com amigos e a todo esse universos que queríamos retratar”, conta.
 
Entretanto, o processo de pesquisa nunca é exato. Inabitáveis começou como uma história de sexo casual, mas Gil sentiu que seria impossível não inserir a afetividade e os conflitos que envolvem toda a relação entre duas pessoa. “O resultado foi amadurecendo aos poucos. Acredito que agora, depois de tantas apresentações e ensaios, o espetáculo esteja mais puro e aqueles que já tiveram a oportunidade de ver, vão gostar de revê-lo e reparar essas novas nuances”, garante o coreógrafo. 
 
O diretor também conta que, em 2013, a companhia participou do edital de Circulação Teatro e Dança da Secult e se apresentou em Vitória, Guaçuí e Alegre. “Em todas as cidades que passamos a reação do público foi muito interessante e positiva. Às vezes havia um estranhamento inicial, mas ao final do espetáculo as pessoas não se importavam mais em estarem vendo um casal homossexual e acabavam se identificando com a história”.
 
Serviço
 
O espetáculo de dança Inabitáveis será apresentado nesta quarta-feira (2), às 19h, no Teatro Carlos Gomes. Entrada Franca. Os ingressos devem ser retirados 1h antes do espetáculo.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/