Sexta, 03 Mai 2024

Íntima Idade revela a beleza da longevidade

Íntima Idade revela a beleza da longevidade

 



Débora Benaim passou duas semanas morando com a avó em São Paulo, acompanhando e observando Beatriz, de 93 anos, em todas as suas atividades. Mas a visita não se limitava apenas ao carinho de uma neta dedicada. Débora fotografou de forma delicada e emocional cada momento de sua avó.
 
“É como se eu tivesse dormido e acordado com ela todos os dias. Não me permiti simplesmente apertar o obturador, quis captar a sua essência para montar um diário visual”, conta Débora, que resolveu expor as fotos desse intenso registro. 
 
A exposição Íntima Idade é composta de 15 imagens, em preto e branco e coloridas, que revelam desde as tarefas mais rotineiras até os detalhes da casa de Dona Beatriz. A vernissage de abertura da exposição será nesta terça-feira (8), às 19h30, na Galeria Homero Massena.
 
Débora conta que sempre teve uma relação muito estreita com a avó e que já costumava fotografá-la antes numa tentativa de eternizá-la. “Ela contava que quando eu era criança, bastava eu ouvir a sua voz para esticar os braços para ela. E foi por essa relação tão próxima que ela se permitiu ser a musa do meu ensaio”, diz. Beatriz faleceu recentemente, mas continua viva nas imagens da primeira exposição individual da neta. 
 
Débora aplica ao ensaio de sua avó uma técnica que ela leva também para a vida profissional como fotógrafa, que é o detalhamento. Detalhes como as mãos que protegem e que oram, os enfeites do quarto e da geladeira, os objetos pessoais. A artista revela toda a atmosfera que envolve sua musa.
 
Em uma das imagens, Beatriz aparece tomando banho, Débora conta que foi um momento muito espontâneo. “Para uma mulher que quando era jovem tomava banho de camisola, ela se permitir essa intimidade tão grande foi um grande acontecimento”. 
 
Todas as imagens foram feitas dessa maneira, nenhuma foto foi posada ou contra a vontade de Beatriz, Débora queria um retrato real da vida da avó. “Fui realmente ao movimento do cotidiano dela. Como a onda do mar. Eu surfei no que ela fazia”, lembra.
 
A única coisa que prometeu a avó, em função da vaidade dela, respeito e deficiência visual, foi que não iria expor a sua intimidade de forma que ela não se orgulhasse de estar ali. O ensaio é um elogio a beleza, sabedoria e fragilidade da longevidade humana. 
 
Serviço
A exposição Íntima Idade será aberta nesta terça-feira (8), às 19h30, na Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 13h às 18h. Atendimento a grupos no horário noturno mediante agendamento: 3132-8395. Entrada franca. Até 15 de fevereiro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/