Sexta, 19 Abril 2024

Monique Rocha homenageia Dona Astrogilda, a Rainha do Congo

monique_rocha_foto_thais_gobbo Thais Gobbo

MÚSICA

Monique Rocha lança música em homenagem à Rainha do Congo 

A cantora capixaba Monique Rocha lançou nessa sexta-feira (11), em diversas plataformas de áudio, o single Dona Astrogilda, em homenagem àquela que ficou conhecida como a Rainha do Congo do Espírito Santo, falecida no ano passado em decorrência de Covid-19. Foi um encontro com Dona Astrogilda em 2010 que inspirou a compositora, que só apresentou a canção, um misto de samba e congo, em 2018 para a homenageada. Entretanto, a Rainha do Congo faleceu antes da gravação do videoclipe, que já está pronto e será lançado no próximo dia 18, no YouTube da artista, tendo sido filmado em Vila do Riacho, Aracruz, norte do Estado, onde Dona Astrogilda viveu a maior parte de seus 88 anos de vida.

Thais Gobbo

Manga Rosa Experience lança 'Tampa de Panela' 

Outra novidade musical na cena capixaba é o EP Tampa de Panela, recém-apresentado pelo Manga Rosa Experience, banda de Guarapari que define seu som como Maratimbeat, uma mistura entre Tropical Maratimba Rock, Blues, Samba, Funk e Afrobeat. Com seis canções autorais, a obra está disponível em diferentes plataformas de áudio. Confira aqui.

ESPAÇOS CULTURAIS

Centros culturais independentes voltam a se reunir em Vitória

Criado em 2018, a Cooperativa de Espaços Culturais Independentes da Grande Vitória (Coop-GV) teve sua primeira reunião desde o início da pandemia. O encontro aconteceu no Cine Teatro Ribalta, em Jardim Camburi, Vitória. Em pauta, questões como as estratégias para dar visibilidade às pautas dos espaços culturais independentes, a recém-lançada Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), e a criação do Sistema Estadual de Espaços Culturais, também anunciado recentemente pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). As reuniões seguirão com periodicidade mensal, de forma itinerante, pelos espaços participantes da articulação.

Lacarta Circo Teatro reabre as portas com oficina

Localizado no Centro de Vitória, o espaço cultural Lacarta Circo Teatro volta às atividades no domingo (13), depois das paralisações por conta da pandemia, com um workshop de dança Footwork, com Louis Maria. As inscrições podem ser feitas por formulário online e, para participar, é necessário portar máscara e comprovante vacinal O local fica na Rua Uruguay, 147, na Cidade Alta. Para saber mais, é possível acompanhar o grupo e o espaço no Instagram.

EVENTO

Facção In-Versa lembra centenário da Semana de Arte Moderna

Efeméride que vem provocando muitos debates nos meios artísticos e culturais, a Semana de Arte Moderna ganha no Espírito Santo uma homenagem curiosa, por parte do irreverente coletivo Facção In-Versa, originário de Guarapari, que ocupará a estrutura do Palácio Sônia Cabral, em Vitória, com a realização da Celebração do Centenário da Semana de Arte Moderna Nada a Ver, no sábado (19), a partir das 16h, com entrada gratuita. Serão 15 atrações, incluindo música, performance, poesia e contação de histórias, além da entrega do Prêmio Nada Ver para Talentos Medianos. Para participar, os ingressos devem ser "retirados" antecipadamente aqui. Mas atenção, para os desavisados, o Facção In-Versa preza por influências Dadaísmo, Surrealismo, Internacional Situacionista e outros movimentos de vanguarda artística.

LITERATURA

Sarau na Serra é adiado 

Anunciei na última coluna a realização da Caravana Combiousa no bairro André Carloni. O evento aconteceria nos dias 13 e 14, mas devido às previsões de chuvas, foi adiado por uma semana. Deve acontecer no outro domingo, 20, com sarau na feira livre do bairro a partir das 9h30, e na segunda-feira (21), com bate-papo sobre literatura na Escola Estadual Dom João Batista, no mesmo bairro, às 19h. A atividade é promovida pela produtora Conjunto Criativo, sediada em André Carloni, e a editora Cousa.

Biblioteca Pública recebe acervo de quase 800 mangás

Uma doação da Fundação Japão, órgão ligado ao Ministério das Relações Exterior japonês, trouxe ao Espírito Santo 792 mangás, revistas de quadrinhos típicas do país oriental, que vão passar a integrar o acervo da Biblioteca Pública Estadual, localizada na Praia do Suá, em Vitória. A cerimônia da entrega, que foi feita por meio parceria com o Consulado do Japão no Brasil e o governo do Estado, aconteceu no Palácio Anchieta, na terça-feira (8), contando com presença do governador Renato Casagrande e da vice-governadora, Jacqueline Moraes. As obras ficarão disponíveis para leitura nas instalações da Biblioteca Pública.
Divulgação

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/