Sexta, 29 Março 2024

​Orquestra Sinfônica abre temporada 2022 com a ópera 'O Caixeiro da Taverna'

Caixeiro_da_Taverna_opera_sinfonica_secult Secult-ES
Secult-ES

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) abre sua temporada de volta aos palcos com a apresentação da ópera 'O Caixeiro da Taverna', do maestro e também compositor Guilherme Bernstein. A obra, baseada na peça homônima do dramaturgo Martins Pena, será apresentada em duas sessões: nos dias 17 e 19 de fevereiro, às 20 horas, no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória.

O próprio compositor Guilherme Bernstein rege o espetáculo à frente da Sinfônica do Espírito Santo. A montagem conta com direção cênica de Lício Bruno e produção de Adalgisa Rosa, do Coletivo das Artes. Lício Bruno também encabeça o elenco, formado ainda pelos cantores Adalgisa Rosa, Bruno dos Anjos, Sophia Dornellas, Alessandro Santana e o ator Tadeu Kunzendorff.

Guilherme, que é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNIRIO), viu no Caixeiro um excelente tema para uma ópera curta e divertida que, além de divulgar a dramaturgia de Martins Pena e de sua época, serviria como excelente porta de entrada na ópera para o público leigo, por se tratar de um tema brasileiro e cantado em português, e com uma composição que transita entre o clássico e o contemporâneo.

Na ópera, o português Manoel é o gerente de uma taverna que pertence à viúva Angélica. Ele está cansado de ser apenas um serviçal e acredita que tem potencial para ser sócio de Angélica. Ela, porém, quer Manoel não apenas como sócio, mas como marido. Acontece que Manoel já é casado em segredo com a jovem costureira Deolinda. Nem o irmão de Deolinda, o militar Quintino, sabe desse casamento. O amigo de Manoel, Francisco, também está interessado em Angélica, mas ela não tem olhos para ele.

Com esse enredo, a obra cômica retrata personagens típicos que transitavam pela cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX, registrando costumes, armações, situações inusitadas e reviravoltas. Uma prato cheio para mentiras, confusões, mal-entendidos e um final inusitado.

SERVIÇO

Data: 17 e 19 de fevereiro de 2022

Horário: 20 horas

Local: Teatro Sesc Glória - Centro de Vitória

Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)

Classificação livre.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/