Sábado, 20 Abril 2024

Papo leve

Papo leve

Atirado, literalmente, por seu interesse pela artes, um diretor de teatro cai dentro de um estúdio de televisão. Em outras palavras: atraído pelas esculturas do artista inglês Antony Gormley e levado por essa atração a dividir com uma delas o topo de um edifício no centro do Rio de Janeiro, o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho não resiste à tentação do abismo, se joga e cai... em um estúdio deTV.

 

 
Comandado por Freire-Filho (acima, com a atriz Giulia Gam), em sua estreia como apresentador televisivo, o programa Arte do Artista, novidade na TV Brasil, é um programa artístico que busca debater a própria Arte. Fugindo dos padrões convencionais, a atração propõe uma nova forma de ver e fazer televisão, lançando mão do conceito de obra em progresso, em que a concepção é paralela à produção.
 
Aturdido, procura um manual de instruções, um mapa que o oriente, ou mesmo uma caixa de primeiros socorros. Um mapa mostra que está em um labirinto, que não tem saída. Um manual de sobrevivência não oferece solução para sua situação extrema. Outro livro, de Pasolini, serve de alerta.
 
Começa a se acalmar quando percebe que está cercado de restos de cenários de espetáculos seus, de suas ilhas teatrais. Procura se aconselhar com outros artistas de teatro e encontra Eugenio Barba numa pequena cidade no sul da Itália, onde escreve uma nova história do teatro.
 
Os dois conversam. Pede ajuda a Wagner Moura, que o apoia com um estranho conselho. “Veste” o conselho de Wagner e descobre o óbvio, isto é, o mesmo veneno que o atirou nesse lugar, o salvará: a arte. Sai às ruas a procura de arte. Percorre centros culturais, museus e termina encontrando, diante do mar, Fernando Pessoa e Joseph William Turner.
 
Serviço
Arte do Artista estreia nesta terça-feira (25), às 23h, na TV Brasil.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/