Quinta, 20 Janeiro 2022

Projeto Enverda-se oferece oficinas gratuitas de cultivo de plantas

gustavo_costa_pinto_divulgacao Divulgação
Estão abertas até o próximo dia 19, as inscrições, gratuitas, para três oficinas online do Projeto Enverda-se, que acontecerão entre os dias 31 de julho e 15 de agosto. As formações abordarão temáticas relacionadas ao cultivo de plantas, com foco na natureza como meio sustentável de impacto nas vertentes de saúde. A proposta é também fazer um resgate das culturas populares e tradicionais capixabas.

"É um projeto para resgatar a cultura tradicional, popular, do uso da terra, aliado à qualidade de vida e à saúde. Com a industrialização, isso foi se perdendo. Queremos compartilhar vivências do nosso chão e resgatar a ancestralidade", diz o coordenador do projeto, Gustavo Costa Pimenta. Para se inscrever é preciso preencher um formulário. O interessado deverá informar o final de semana no qual terá disponibilidade para participar das atividades.

Serão oferecidas as oficinas "Enverda-se: a arte em resgatar memórias da terra"; "Novas suavidades: como cultivar outras subjetividades no nosso chão"; e "Alquimias Botânicas".

As formações têm como público principal jovens e adultos da região de Novo Horizonte, na Serra, e adjacências. Caso as vagas não sejam preenchidas para moradores dessa localidade, as inscrições ficarão abertas para jovens dos demais municípios da Grande Vitória. São 35 vagas para cada final de semana, no total de 105.

As oficinas acontecerão aos sábados e domingos. A ideia, segundo Gustavo, é ampliar o projeto, futuramente, para outros lugares. Ele explica que, no projeto piloto, o objetivo é mostrar várias vertentes de forma mais generalizada, enquanto que, em novas formações, se pretende "afunilar com gostos mais peculiares".

A equipe do projeto entrará em contato para confirmação da inscrição. Os participantes que completarem carga horária de 75% das oficinas terão direito a certificado. O material para atividade prática será disponibilizado gratuitamente no Centro Cultural Eliziário Rangel, em Novo Horizonte, que é um dos parceiros do projeto. O Enverda-se conta ainda com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Secretaria da Cultura (Secult).

OFICINAS

"Enverda-se: a arte em resgatar memórias da terra"
Instrutor: Gustavo Costa – pesquisador e professor
Data: 31 de julho, 7 e 14 de agosto (aos sábados), das 8h às 10h
Descrição: trabalhar a imersão nas relações humanas com o uso da terra, como método de bem-estar e saúde, resgatando memórias de nossa ancestralidade e conectando-as com os dias hoje.

"Novas suavidades: como cultivar outras subjetividades no nosso chão"
Instrutor: Antônio Vitor - psicólogo e presidente do Centro Cultural Eliziário Rangel (Serra)
Data: 31 de julho, 7 e 14 de agosto (aos sábados), das 10h às 12h
Descrição: diálogo sobre as produções de subjetividades enlaçadas a uma suavidade conectada ao nosso chão. A proposta em si é trazer as possibilidades de autoconexão numa perspectiva social, ética e política, tomando a dimensão do saber enquanto algo coletivo e, justamente por isso, importante de ser compartilhado.

"Alquimias Botânicas"
Instrutora: Larissa Firme – bióloga e educadora ambiental
Data: 1º, 8 e 15 de agosto (aos domingos), das 14h às 18h
Descrição: a oficina incentiva o uso caseiro das plantas medicinais na atenção primária dos cuidados com a saúde. Na atividade, os participantes vão adentrar os conhecimentos da Fitoterapia na produção de tintura (forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais, utilizando-se álcool) em suas diversas possibilidades de uso. Além disso, será apresentada a Aromaterapia e a produção de uma sinergia terapêutica, que visa auxiliar desequilíbrios emocionais, como ansiedade e estresse.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 2

Erick em Quinta, 08 Julho 2021 17:03

Parabéns Gustavo

Parabéns Gustavo
RAPHAEL DANTAS em Sexta, 09 Julho 2021 21:30

Que bacana. Parabéns por esse lindo trabalho!

Que bacana. Parabéns por esse lindo trabalho!
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/