domingo, fevereiro 9, 2025
24.9 C
Vitória
domingo, fevereiro 9, 2025
domingo, fevereiro 9, 2025

Leia Também:

Recortes do Brasil

 

 
Foram vinte anos observando e explorando as nuances e as paisagens do Espírito Santo e captando os melhores ângulos com a máquina fotográfica. Praias, montanhas, festas folclóricas, urbanidades e ruralidades, que se alternam entre o verde, o amarelo e o azul. O olhar apurado e a paciência são do fotógrafo Humberto Capai, que lança seu novo livro, Espírito Brasileiro, nesta quarta-feira (29), no atelier Ana Paula Castro, em Vitória.
 
Uma obra que se traduz pelo título, Espírito Brasileiro é um conjunto de 180 imagens que retratam o Brasil por meio da grande e variada cultura capixaba. Humberto Capai conta que o projeto começou sem intenção de virar uma publicação. “Sempre gostei de fotografar as diferentes faces do nosso estado. A predominância das cores da bandeira foi uma característica que eu só percebi depois, quando estava editando as fotos”, declara.
 
Espírito Brasileiro tem a intenção de discutir a identidade cultural do capixaba e seu lugar no Brasil. Para isso, Humberto contou com a ajuda de alguns amigos e pensadores como Walter Firmo, Viviane Mosé, José Arrabal, Luis Guilherme Santos Neves e Eliza Capai, que discutiram a questão em textos para o livro. 
 
 
“Todos eles possuem uma relação forte com o Espírito Santo. O único que não é capixaba é o Walter Firmo. Entretanto ele é um profissional que já fotografou por todo o país”, explica Humberto.
 
Com os seguintes títulos Verdes, Amarelos, Azuis, Brancos e Brasis, os capítulos do livro são uma mistura de textos e fotos que provocam e sensibilizam o leitor. Foram seis anos para finalizar a obra e garantir os recursos necessários. A publicação de Espírito Brasileiro contou com recursos da Lei Rounet.
 
Atualmente, Humberto é professor de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Usina de Imagem. Mas até chegar a Usina, o fotógrafo percorreu um grande caminho. Humberto foi preso político em 1972, participou de inúmeros movimentos e ações pela Anistia e só retornou ao Estado em 1982, onde passou a integrar a Agência Vix, que o jornalista e fotógrafo Rogério Medeiros havia fundado com outros profissionais capixabas. 
 
Experiências que renderam a Capai conhecimento e admiração pela cultura e folclore capixaba, tema que permeia a maior parte de seus trabalhos editoriais.
 
Serviço
O fotógrafo Humberto Capai lança o livro Espírito Brasileiro nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, no Atelier Ana Paula Castro. R. Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira, Vitória. 

Mais Lidas