Sexta, 19 Abril 2024

Secult lança 26 editais para projetos culturais

secult_es_secom Secom

Depois do lançamento dos primeiros editais de Audiovisual na semana anterior, a Secult anunciou nessa sexta-feira (11) os editais de outras categorias artísticas e culturais referentes ao ano de 2020. As inscrições começam no dia 14 e se estendem até o início do ano que vem. Serão contemplados projetos em áreas como Literatura, Artes Visuais, Música, Cinema, Teatro, Dança Circo, Ópera e Patrimônio Imaterial, propostos por pessoas físicas ou jurídicas. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), com total de  R$ 10,3 milhões. Os editais estão disponíveis aqui

Filmes capixabas até domingo na TV e internet

Este fim de semana marca os últimos dias da XV Mostra Produção Independente, que reúne a produção audiovisual contemporânea capixaba. São mais de 50 filmes disponíveis gratuitamente no site da ABD Capixaba para serem assistidos pelo computador. No sábado e domingo, de 18h às 20h, haverá também transmissão em rede aberta pela TVE das duas últimas sessões da Mostra Competitiva do evento, com exibição de diversos filmes de curta-metragem produzidos no Espírito Santo. Esses filmes concorrem a prêmios pelo Júri Técnico e também pelo Júri Popular, a partir das avaliações do público após assistir os filmes.

Artistas recebem comenda Maurício de Oliveira

Na última quinta-feira (10), seis artistas e representantes de movimentos culturais foram homenageados com a Comenda Maurício de Oliveira. São eles a escritora Bernadette Lyra, o músico Chico Lessa, o bailarino Renato Santos, a cineasta Margarete Taqueti e também as homenagens post-mortem para o escritor Sérgio Blank e para Dona Laura Felizardo, considerada matriarca da cultura bantu no Espírito Santo. O título rende homenagem a Maurício de Oliveira, um dos maiores violonistas do Estado e do País.

PMV

Fábio Carvalho lança remix de congo capixaba

O congo tradicional Solte os cabelos ganhou seis versões remix e virou um EP lançado pela Lona Musik, gravadora de Berlim. A música de domínio público foi gravada por Fabio Carvalho com seu ex-grupo Manimal e também em seu álbum solo Quintal - Afro Congo Beat. Esta última versão ganhou mixagens de Cid Travaglia, FurmigaDub, Leandro Bonfim, Gutto Serta e de SucreSoul, da África do Sul.

Revolução dos Drones é novo EP de Os Últimos Mustangues

Outra novidade musical é o EP Revolução dos Drones, lançado pela banda Os Últimos Mustangues. São seis canções marcando uma fase mais pesada musicalmente e traz mensagens que refletem sobre a sociedade contemporânea. A faixa Marinera Blues conta participação de Everton Radaell, da banda Auri.

Stel Miranda prepara lançamento de O Evangelho Segundo os Oprimidos

Já começou a pré-venda do livro O Evangelho segundo os oprimidos, do produtor cultural e escritor de literatura marginal Stel Miranda. Lançado pela Editora Cousa, a obra é permeada por "uma ironia lírica que sustenta todo o deboche que é reconstruir o sagrado cristão". O lançamento do livro será na próxima terça-feira (15), às 19h, no Instagram da Cousa.

Palhaça de rua em isolamento social 

A palhaça Chabeli, interpretada pela artista Amora Gasparini, lançou o o vídeo Os dias de Chabeli, um "curta-metragem impregnado de semiótica produzido pelo Lacarta Circo Teatro, retratando a nossa visão do artista de rua na pandemia". Foi lançado no último 10 de dezembro, em comemoração ao Dia do Palhaço e da Palhaça.

Tunico da Vila apresenta nova composição 

Outra produção da era pandêmica é o single Cinco, um samba romântico lançado pelo cantor e compositor "carioxaba" Tunico da Vila, lançado pela Sony Music nos diversos aplicativos de música. O videoclipe foi gravado no Teatro Universitário da Ufes, com direção da jornalista Déborah Sathler e do videomaker Alexandre Bizinoto. Tunico mora em Vitória mas nasceu no bairro de Vila Isabel, importante berço do samba carioca, filho de ninguém menos que Maritnho da Vila. O talento está no sangue e o samba vem de berço.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/