Segunda, 20 Mai 2024

Semana dos Museus movimenta circuito artístico da Grande Vitória

Semana dos Museus movimenta circuito artístico da Grande Vitória
Para refletir sobre o valor do acervo dentro dos espaços de arte, a 12ª Semana dos Museus decidiu trabalhar este ano com o tema Coleções criam Conexões. “É um tema importante e que tem sido bastante discutido principalmente em relação à arte contemporânea, que geralmente não gera um objeto físico. Como então conservar uma performance? Ou qualquer outra obra imaterial?”, questiona a museóloga Paula Nunes. 
 
Partindo dessa relação do acervo com a arte contemporânea, o Maes e a Galeria Homero Massena, em parceria com o coletivo Molécula Hna, produziram uma programação especial para celebrar o dia dos museus, que é comemorado neste 18 de maio. “Pensamos em levar uma grande diversidade de atividades para o público e também fazer uma conexão com a arte e os espaços urbanos”, explica Paula.
 
A programação inicia-se nesta quinta-feira (15), às 13h30, com a performance do coletivo Noir. Formado pelos artistas André Arçari, Cida Ramandes e Elton Pinheiro o grupo vai apresentar a proposição intitulada ((eu e os outros)), no qual os integrantes farão a leitura de três fragmentos de textos de forma simultânea. André conta que essa é a primeira ação pública do coletivo e que a intenção é instaurar o conflito entre as vozes ao invés da compreensão dos textos.
 
“É algo entre O Poema Sujo do Gullar, o Galáxias do Haroldo de Campos e outros textos po´eticos. Ressaltamos nesse momento a importância de inserir voz nas palavras escritas”, explica André Arçari. Logo após a ação do grupo, às 14h, haverá o Bate-papo sobre Educação em museus a partir das coleções do estado, com Adriana Magro, do Centrode Educação/UFES, Renato Saudino e José Augusto, da Secretaria de Estado da Cultura-ES.
 
Ainda no Maes, acontece na sexta-feira (16), às 14h, o Bate-papo sobre Perspectivas e desafios: acervos na arte contemporânea, com Gilca Flores, professora do Centro de Artes-UFES e os artistas Júlio Tigre e Rubiane Maia. Como encerramento das atividades da 12ª Semana Nacional de Museus, no sábado (17), a partir das 14h, a Galeria Homero Massena vai receber Os Patronautas. O grupo vai realizar ação Odisseia: Uma tarde de intervenções poéticas, com apresentações sonoras, poesia falada e performances.
 
A escolha da Galeria Homero Massena para esse evento é simbólica para todos os artistas envolvidos na ação. No começo deste ano, a notícia da realocação da Galeria, que reside há mais de 35 anos no Prédio das Fundações, abalou a comunidade artística local. A Galeria sempre foi muito importante para a cena artística de Vitória principalmente para jovens que se lançam no campo das artes. A Galeria abrigou trabalhos debutantes e muitos artistas em início de carreira.
 
“Nós, os artistas e articuladores, queremos mostrar que o espaço está em constante utilização. A Homero nunca morreu ou deixou de ser utilizada, porque a produção jovem sempre defendeu seus interesses e lutou pelo espaço, que nunca recebe o devido olhar e valores monetários das políticas públicas”, defende André Arçari. 
 
O artista também destaca a importância do espaço para a comunidade em geral, que está sempre aberto para receber visitas, “além disso, é um espaço que tem esse acervo formado por doações dos artistas que passaram por ali, por isso esse espaço nos representa”, explica. 
 
Mais arte na programação da programação da 12ª Semana de Museus
 
Dois importantes espaços culturais de Vitória também fazem parte da programação da 12ª Semana de Museus o Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador) e o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane). 
 
No Museu do Pescador, o visitante pode visitar a exposição fotográfica realizada na 7ª Semana de Museus. O museu também preparou dois bate-papos. Na quinta-feira (15), das 16 às 18h, vai acontecer uma Roda de conversa com os pescadores sobre como é ser pescador na Ilha das Caieiras de hoje. E no sábado (17), das 16 às 18h, a Roda de conversa com a comunidade e a museóloga Paula Nunes Costa da Secult/ES é sobre museu e o Memorial do Pescador.
 
Já no Museu do Negro acontece a exposição Reinos, Escudos e Máscaras, com obras de arte, máscaras, escudos e esculturas integrantes do acervo do África/Brasil Museu Intercontinental. Na quinta (15), das 19h às 21h30, haverá uma mesa-redonda com o tema Discriminação Racial e Ações afirmativas no Mercado de Trabalho, com a participação de Tatiana Dias Silva, coordenadora de Igualdade Racial do Ipea, e Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial. E no domingo (18), das 19h às 21h, será apresentado o Espetáculo teatral O defeito de família, com direção de Luciana Soares.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/