Terça, 21 Mai 2024

???Tatuagem??? aborda amor gay em fins da ditadura militar

???Tatuagem??? aborda amor gay em fins da ditadura militar
Ambientado no final da ditadura militar, o filme Tatuagem do pernambucano Hilton Lacerda conta a história do polêmico grupo de teatro Chão de Estrelas, que realizava shows repletos de deboche e com cenas de nudez. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe e mantém um relacionamento com a principal estrela da equipe, Paulete (Rodrigo Garcia).
 
Com a chegada do jovem recruta Arlindo, apelidado de Fininha (Jesuíta Barbosa), tudo muda. Fininha fica encantada com o universo do Chão de Estrelas e se deixa seduzir pelo líder da trupe e os dois começam um relacionamento conturbado. Fininha é militar e não consegue conciliar a filosofia do grupo de teatro com a ditadura, que, apesar de começar a dar sinais de fraqueza, ainda persiste no Brasil.
 



O jovem militar transita entre esses dois mundos, quando está com a trupe vive a liberdade sexual e política e no quartel precisa se adequar às regras e à disciplina. A questão da homoafetividade fica pequena dentro do filme, que tem como foco a repressão e a hipocrisia por trás das aparências. 
 
O destaque do filme é a naturalidade com que o diretor trata temas densos que ainda são considerados como tabu pelo cinema brasileiro. Os relacionamentos são mostrados sem nenhum pudor e os personagens são revelados pela questão do afeto, não importa se são gays ou heteros, mas sim o sentimento que há entre eles. Tatuagem foi premiado nos Festivais de Gramado e do Rio
 
Serviço
Tatuagem (Idem, Brasil, 2013, 110 minutos, 16 anos)
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 19h. Terça-feira não haverá sessão.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/