Quinta, 02 Mai 2024

Um corpo que cai é o novo espetáculo da Cia Urgente de teatro

Um corpo que cai é o novo espetáculo da Cia Urgente de teatro
O nome da peça, a princípio, parece se referir apenas ao filme de Hitchcock, mas o espetáculo Um corpo que cai é na verdade sobre um corpo celeste que esta prestes a cair, “uma alusão ao meteoro que caiu na Rússia em fevereiro de 2013”, explica o diretor Marcelo Ferreira. A peça estreia esta sexta-feira (31), às 20h, no Teatro Carlos Gomes. Como se trata de um ensaio aberto, a entrada é franca. A temporada só se iniciará em abril.
 
Além das referências ao diretor de Psicose (1960), a apresentação também se inspira em diretores de cinema como Lars Von Trier  e do artista Maurizio Cattelan. “Busco também Lars von Trier, ao incluir no roteiro, personagens fragilizados em situações limite. A encenação começa com uma tentativa de suicídio, no alto do edifício Crysler em Nova York. Já o Maurizio Cattelan, sua performance La nona hora (1999) eu remonto no final”, diz o diretor. 
 
A aproximação do meteoro causa insegurança e ansiedade nesses personagens já fragilizados e a história se desenrola a partir dessa relação com a morte.  Marcelo Ferreira também conta que considera o espetáculo uma instalação cênica, porque envolve diversas linguagens artísticas como o cinema, a dança, o vídeo, as artes visuais e, claro, a encenação. 
 
 
“Fui criado vendo cinema. Mais que teatro e dança. Não gosto de ficar limitado no espaço do palco. Por isso busco por outras possibilidades de encenação , utilizando outros meios, outra linguagem para tratar de um tema”, diz o diretor.
 
Um corpo que cai conta com a colaboração de Suely Machado, coreógrafa mineira que Marcelo conheceu durante um Festival de Dança em Vitória. O diretor já admirava o trabalho dela antes da parceria por perceber uma influencia das artes visuais em seus espetáculos. “Também é bom sair da zona de conforto. Ser observado em seu processo criativo por um outro profissional sensível”, confessa. 
 
A Cia de Teatro Urgente possui 10 anos em pesquisa por processos criativos e formação de intérpretes-criadores. Os espetáculos da companhia destacam-se pelo rigor na interpretação, programada e improvisada, e também pela utilização de recursos visuais e audiovisuais.
 
Serviço
O espetáculo Um Corpo que cai será encenado nesta sexta-feira (31), às 20h, no Theatro Carlos Gomes. Entrada Franca. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/