Segunda, 29 Abril 2024

Vitória Cine Vídeo 2013 é lançado no Carlos Gomes

Vitória Cine Vídeo 2013 é lançado no Carlos Gomes
O Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo chega à 20ª edição este ano e inicia suas atividades com exibição de filme inédito e divulgação de regulamento e ficha de inscrição para as mostras competitivas do Festival. O lançamento do festival é nesta segunda-feira (17), às 20h, no Teatro Carlos Gomes, com a comédia nacional Vendo ou Alugo, da diretora Betse de Paula.

 




O longa-metragem chega ao estado antes mesmo de entrar no circuito comercial brasileiro, em pré-estreia especial para o público capixaba e exibição para convidados. A diretora, depois do filme, participa de um bate-papo com o público, acompanhada de parte do seu elenco de atores. 

 

Na ocasião será feita uma homenagem à atriz Nathalia Timberg, destaque desta produção carioca, que receberá no palco do Theatro o Troféu Marlin Azul e um caderno biográfico de fotos sobre sua carreira.
 
Vendo ou Alugo levou 12 prêmios no Cine PE deste ano, saindo consagrado. Em seu novo filme, Betse de Paula mergulha no universo carioca, em uma comédia contemporânea sobre o cotidiano de uma família que já foi de classe média alta e hoje vive endividada. 
 
Inscrições
O Vitória Cine Vídeo, que este ano será realizado de 28 de outubro a 2 de novembro, abre inscrições nesta segunda-feira para suas mostras competitivas. O prazo se encerra em 1° de agosto. Serão aceitos filmes finalizados em 2012 ou 2013, tanto em formato digital como em 35mm. 
 
Os filmes serão distribuídos pelos curadores entre diversas mostras do festival: a 17ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a 3ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, além 2ª Mostra Corsária, com filmes de caráter alternativo, e a 3ª Mostra Quatro Estações, de temática LGBT. 
 
Nesta edição, para as Mostras Competitivas Nacionais de Curtas e Longas Metragens serão aceitas inscrições de filmes inéditos no Espírito Santo, ou seja, que não tenham sido exibidos em caráter competitivo, em outros festivais e mostras no Estado.
 
Já para a Mostra Foco Capixaba mantém-se no regime anterior: não será exigido ineditismo. Com isso, o festival mantém sua vocação de plataforma privilegiada para o lançamento, no Espírito Santo, dos filmes realizados no país, e confirma-se como a maior vitrine para o cinema capixaba aos olhos do Brasil. 
 
O Foco Capixaba segue abrindo o festival,logo na primeira noite, e este ano selecionará até cinco curtas-metragens locais.
 
Nesta edição também foram criadas novas seções em comemoração aos 20 anos de festival. A Retrospectiva 20 Anos exibirá em sessões diárias uma seleção de filmes das edições anteriores do Festival de Vitória, que marcaram o cinema de curta-metragem brasileiro. Serão trabalhos premiados e sucessos de crítica que são lembrados pelo público até hoje e poderão ser vistos ou revistos.
 
O Festival de Vitória também apresenta ao público uma mostra temática, promovendo o diálogo entre cultura e esportes. É a Mostra Cinefoot, que exibirá no último dia de festival uma seleção de curtas sobre a maior paixão nacional, o futebol. 
 
A mostra inaugura o intercâmbio do Festival de Vitória com outros eventos brasileiros – nesse caso o Festival de Cinema de Futebol - Cinefoot, baseado no Rio de Janeiro - e já antecipa o clima da Copa do Mundo no Brasil, através da representação do esporte no cinema.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/