Sábado, 27 Abril 2024

Após greve da categoria, Prefeitura de Guarapari abre seleção para guarda-vidas

edsonmagalhaes_1_ales Ales

A gestão de Edson Magalhães (PSDB) divulgou, nessa terça-feira (31), edital para contratação de 100 guarda-vidas, que atuarão em Designação Temporária (DT), com contrato de seis meses prorrogável por mais seis. A publicação do edital foi um dos compromissos assumidos pela prefeitura para que fosse cessada a greve dos trabalhadores, que reivindicam aumento do efetivo, considerado insuficiente. Os guarda-vidas, no entanto, estão em estado de greve, ou seja, podem paralisar casos as demandas não sejam atendidas.

Sintrag

O edital diz que "ao final do contrato, serão pagos os adicionais de 13º e férias, de acordo com os meses trabalhados, conforme Art. 6º da Lei Municipal Nº 3757/2014". Esse item é considerado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarapari (Sintrag), Thiago Magno de Almeida Silva, como um avanço, uma vez que isso não era garantido aos trabalhadores em Designação Temporária. Além disso, informa, a gestão de Edson Magalhães assumiu o compromisso de chamar, em janeiro, os 35 profissionais que estão no cadastro de reserva.

A prefeitura também vai se reunir no dia 13 de novembro com o Sintrag e dois representantes dos guarda-vidas para apresentar o projeto de construção de postos de salvamento, que são espaços nos quais os trabalhadores podem utilizar banheiro, ter água potável à disposição, se proteger do sol e da chuva. A construção dos postos também é uma das reivindicações.

Thiago informa que estão confirmadas na reunião a presença de representantes das secretarias de Administração e Turismo. Ele afirma que, em Guarapari, existe um posto na praia do Centro e seis na Praia do Morro, considerada mais perigosa e de maior volume de banhistas. Nessa última, cinco são o que chamam de cadeirão, que não protegem os trabalhadores da chuva e do sol, portanto, devem ser modificados.

Thiago aponta que muitas praias não têm posto de salvamento, como Meaípe, Peracanga, Bacutia, Pelotas, Namorados, Boião, Santa Mônica, Setiba e Ulé. Os postos a serem construídos podem ser flutuantes, possíveis de ser desmontados e colocados em outro local de acordo com a necessidade. Na reunião do dia 13, além do projeto de estrutura física serão apresentados prazos para construção dos postos e quantidade. As informações apresentadas pela prefeitura serão repassadas para os trabalhadores em assembleia.

A gestão municipal também assumiu com os trabalhadores o compromisso de entregar, até 30 de novembro, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como pé de pato, uniforme, protetor labial e life belt (pequena prancha utilizada no resgate da vítima de afogamento). Thiago informa que a Prefeitura deve disponibilizar dois protetores solares por mês. Um já foi disponibilizado. O outro deve ser entregue até o próximo dia 15.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/