Sábado, 20 Abril 2024

Assembleia vota planos de carreiras de servidores de seis órgãos estaduais

 

Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta terça-feira (13) os planos de carreira dos servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema); do Diário Oficial do Estado (DIO-ES); do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem); da Junta Comercial do Estado (Jucees) e das Agências Reguladoras do Estado (Arsi/Aspe).
 
A adequação dos planos de carreira era pleito antigo dos servidores, que se reuniram na galeria da Assembleia Legislativa para acompanhar a votação dos projetos de lei. 
 
Os deputados que relataram as matérias em plenário foram unânimes em afirmar que os servidores desses órgãos e autarquias estão preferindo deixar os postos de trabalho em busca de melhores oportunidades na iniciativa privada, que oferece melhores salários. 
 
Até que fossem encaminhadas as mensagens governamentais que alteravam as leis complementares que dispunham dos planos de carreiras dos servidores, eles realizaram diversas assembleias e paralisações em busca de melhorias nos vencimentos e nas condições de trabalho.
 
Os servidores do Iema, por exemplo, realizaram duas greves somente neste ano, entre os meses de junho e julho. A primeira delas foi suspensa por conta da ameaça do corte do ponto dos servidores, e a segunda para negociações com o governo do Estado. 
 
Além de melhorias nos salários os servidores também lutaram por melhores condições de trabalho tanto em campo quanto internamente no Iema. 
 
Já os servidores do Diário Oficial realizaram assembleias e manifestações que se intensificaram no mês de setembro deste ano pleiteando melhores salários, condições de trabalho e isonomia para os servidores concursados. 
 
Os servidores da Junta Comercial, assim como os do Ipem chegaram a aprovar greve por tempo indeterminado em julho deste ano. A revisão do plano de carreira era item comum na pauta dos servidores dos dois órgãos.   

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/