quinta-feira, julho 10, 2025
18.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 10, 2025
quinta-feira, julho 10, 2025

Leia Também:

Cláudio Vereza protocola requerimento de criação da Frente Parlamentar da Juventude

O deputado estadual Cláudio Vereza (PT) protocolou requerimento nessa segunda-feira (15), visando à criação da Frente Parlamentar de Defesa das Políticas Públicas para a Juventude. A frente é reivindicação dos movimentos sociais que defendem a adoção de políticas públicas para a promoção da dignidade dos jovens no Estado.

 
Durante a 1ª Semana Estadual da Juventude, ocorrida no mês de setembro, as entidades que participaram do encontro propuseram a criação da frente parlamentar com o objetivo de estabelecer iniciativas e ações que promovam a dignidade da juventude do Estado, por meio de políticas públicas que valorizem os jovens. 
 
A expectativa é que o Estado vivencie um novo momento na implementação de políticas públicas de promoção de dignidade para jovens, principalmente aqueles residentes de regiões periféricas. A criação da Frente pode significar mais um espaço de debate sobre essas políticas públicas, já que no início do mês de setembro também foi regulamentado o Conselho Estadual da Juventude (Cejuve).
 
Uma das primeiras ações do Conselho deve ser a criação de um Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com a previsão de políticas que promovam a garantia de direitos em áreas como saúde, educação, cultura, esporte, lazer e trabalho.
 
Até a regulamentação do Cejuve, o Espírito Santo era um dos poucos Estados do País que ainda não tinha um Conselho de Juventude. Além disso, o recorte de Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil coloca o Estado em segundo lugar no ranking de mortes de pessoas com idades entre 0 e 19 anos com taxa de 33,8 homicídios de jovens por grupo de 100 mil, só perdendo para Alagoas, por apenas um ponto, que registra 34,8 homicídios por 100 mil.

Mais Lidas