Sexta, 26 Abril 2024

Eleonora Menicucci: ???Rede de atendimento a mulheres na GV precisa ser reforçada???

Eleonora Menicucci: ???Rede de atendimento a mulheres na GV precisa ser reforçada???

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), falou sobre a liderança do Espírito Santo e de Vitória no ranking de homicídios de mulheres do País, e das denúncias registradas no Disque 180, durante o programa Bom Dia, Ministro, veiculado pela EBC Serviços, nessa quarta-feira (8). A ministra ressaltou que precisa haver uma mudança de mentalidade da sociedade brasileira, que pensa não ser crime bater e matar mulheres.



De acordo com Eleonora, o Estado está entre os três que mais preenchem denúncias na Central de Atendimento à Mulher – Disque 180, assim como Vitória está entre as três primeiras cidades. O serviço funciona 24 horas por dia, com atendentes capacitadas em questões de gênero nas políticas do governo federal para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.    
 
Além disso, a ministra demonstrou preocupação com o alto índice de violência contra mulheres em Vitória, que classificou como violências cruéis. Ela salientou que a SPM firmou um Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com o governo do Estado e que está fazendo a repactuação para ampliar a rede de proteção. 
 
O pacto consiste na construção e consolidação de uma rede de atendimento e de serviços, que inclui as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), casas-abrigo, Defensoria Pública e serviços de saúde. Apesar de ter firmado o pacto com a secretaria, o Estado ainda não implantou o plantão nas Deams, que não funcionam aos fins de semana, nem 24 horas. 
 
As entidades de defesa dos direitos das mulheres também se queixam do fato de o atendimento nas Deams não ser capacitado e humanizado, o que acaba por inibir as denúncias de mulheres agredidas. A ministra também ressaltou que “a rede de atendimento na Grande Vitória, como em várias outras cidades, precisa ser reforçada e  empoderada de recursos humanos qualificados para atender essas mulheres, e de recursos financeiros”.
 
Durante o programa, a ministra Eleonora Biancucci salientou que “a grande maioria das delegacias e dos operadores da segurança pública não acredita na fala das mulheres, na denúncia que as mulheres fazem. Então as mulheres fazem uma, duas, três, quatro, aí dois dias, cinco dias, dez dias, elas aparecem mortas, de forma lamentável e bastante cruel”. Ela ressaltou ainda que, no momento da denúncia, é necessário a retirada da mulher do local onde vive, com ou sem filhos, para que seja abrigada.
 
O encarceramento do agressor também se faz necessário, para que a rede de proteção de mulheres seja fortalecida. Em casos de agressões e ameaças a mulheres, a prisão do agressor evita que a vítima seja exposta ao risco, garantindo a liberdade da mulher.       

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/