Programação inclui rodas de conversa, palestras e intervenções culturais

No próximo domingo (18) acontece, de forma inédita no Espírito Santo, a 1ª Conferência LGBTQIA+ de Terreiro. A atividade, realizada pelo Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), vai reunir lideranças religiosas de matriz africana, militantes dos direitos humanos e pessoas da comunidade LGBTQIA+. Será das 8h às 16h, na sede da Gold, no Centro de Vitória.
A conferência é aberta ao público. As inscrições podem ser feitas por este link e também no local, no início do evento. Kevelin Yuri de Siqueira Martins, Pai Pequeno do Centro Espírita Gruta de São Lázaro, em Riviera da Barra, Vila Velha, é um dos debatedores do evento. Ele aponta que a conferência será importante para discutir questões que ficam “secundarizadas”.
Uma delas, explica, é relacionada às vestimentas na tradição das religiões de matriz africana. “No caso de homens e mulheres trans, existe o entendimento de que a pessoa deve usar a roupa correspondente ao sexo biológico. Na maioria das casas isso é uma regra com o argumento de que o orixá vai reconhecer a pessoa com o sexo no qual nasceu”, diz.
Kevelin questiona: “o que é essa vivência? O que ela significa? Como melhorar essa vivência? Muitas vezes a gente tenta trazer uma questão social ou política, mas ouve que aquele não é um espaço para isso”. Para Pai Pequeno, as religiões de matriz africana são onde as pessoas da comunidade LGBTQIA+ se sentem acolhidas. “Contudo, precisamos debater como não acolher de forma velada, mas da maneira mais integral possível”, defende.
A programação inclui rodas de conversa, intervenções culturais e a participação de representantes do poder público, pesquisadores e lideranças religiosas. Os palestrantes serão a vereadora de Cariacica Açucena (PT), a Mãe Rosa Palmeirão, do Centro Espírito São Sebastião, e o Babalorixá Geovane de Oxalá, do Ilê Axé Opo Elemesó.
Haverá quatro eixos temáticos: “Enfrentamento à violência LGBTQIA+ e Interseccionalidade e Internacionalização”, com Tuanne Almeida, do Ilê Axé Okanilé Oji Omim; “Trabalho digno e geração de renda: a comunidade LGBTQIA+”, com Felipe Lemos, Pai de Umbanda no Terreiro Nossa Senhora da Conceição; “Interseccionalidades e Internacionalização”, com Kevelin Yuri de Siqueira Martins; e “Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, com o advogado Rosemberg Moraes Caetano.
Além disso, haverá atrações culturais com a afro artista Agatha Benks e samba de roda com o Coletivo Juventude de Axé.
Serviço
Evento: 1ª Conferência LGBTQIA+ de Terreiro
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Horário: das 8h às 16h
Local: Sede da Associação Gold
Endereço: Avenida Presidente Florentino Avidos, 502, Edifício Alexandre Buaiz, Vitória/ES
Entrada: Gratuita