Sábado, 20 Abril 2024

Igrejas se unem para realização de ato em prol da população de rua

ato_itarare_CreditosLorraineBoldrini Lorraine Boldrini

No próximo sábado (1), ao meio-dia, a Ação Diaconal Ecumênica (ADE) irá realizar um ato em Jardim Camburi, em Vitória, no mesmo local em que uma travesti em situação de rua teve seus pertences queimados no último dia 23. Composta pelas igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana, a ADE busca denunciar, assim, a violência contra a população de rua, que receberá almoço e kits de higiene após a celebração.

No último mês de julho, a ADE também fez um ato ecumênico, em Itararé, no mesmo lugar em que um homem em situação de rua foi queimado, vindo a óbito.

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) encaminhou, na sexta passada (24), ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), requerendo informações em relação ao andamento das investigações de assassinatos de pessoas em situação de rua em Vitória. 

Além dos crimes praticados neste mês de julho, a DPES faz o mesmo em relação a casos ocorridos no início de 2020 e em 2019. Também pede informações sobre a quantidade de inquéritos policiais instaurados para a investigação sobre pessoas em situação de rua assassinadas, agredidas ou vítimas de outros crimes; o número dos inquéritos encaminhados para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES); a existência de plano de enfrentamento de combate a violência contra as pessoas em situação de rua; e as estatísticas de violências contra pessoas em situação de rua, incluindo, especialmente, o número absoluto de óbitos e agressões.

O coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória, Júlio César Pagotto, afirma que a entidade não tem dados concretos sobre a violência contra as pessoas em situação de rua no território pertencente à Arquidiocese de Vitória, mas é perceptível o aumento no número de casos.

O agente de pastoral acredita que isso tem sido motivado pelo contexto de aumento da banalização da violência. "Aumentou o culto às armas, a criminalização da pobreza, principalmente dos pobres negros. As pessoas estão mais encorajadas, têm mais respaldo para a prática da violência, tanto o cidadão quanto setores do governo, principalmente do Governo Federal", aponta.

O coordenador da pastoral destaca que, além da vulnerabilidade por não ter uma casa onde se proteger, a população em situação de rua se torna alvo ainda mais fácil por ser extremamente pobre e majoritariamente negra. Essas pessoas se tornam mais vulneráveis ainda, afirma, quando além dessas características, ainda pertencem à comunidade LGBT+.

Júlio denuncia que o próprio trabalho de caridade feito pela Igreja com foco nas pessoas em situação de rua tem sido repudiado por alguns grupos, que ao ver os agentes de pastoral distribuindo alimentos e outros tipos de doação, os atacam verbalmente.

Diante do maior número de pessoas em situação de rua agredidas e do fato de os casos serem caracterizados por uma crueldade maior, Júlio acredita que esse tipo de violência pode estar sendo orquestrado.

"Desconfiamos que há grupos atrás disso. Mas vamos acompanhar as ações do poder público para inibir esse tipo de prática e estamos organizando novas manifestações", diz.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Dauri Correia da Silva em Quarta, 29 Julho 2020 15:57

O delegado que investiga aquela agressão ocorrida dias atrás em Jardim Camburi concluiu tratar-se daquele caso e de casos análogos uma violação aos direitos humanos, uma prática agressiva ao ser humano denominada "higienização social". Geralmente, ações orquestradas por grupos com comportamento característico de fascistas.
Aguardemos as conclusões dos inquéritos, e no que couber contestemos.

O delegado que investiga aquela agressão ocorrida dias atrás em Jardim Camburi concluiu tratar-se daquele caso e de casos análogos uma violação aos direitos humanos, uma prática agressiva ao ser humano denominada "higienização social". Geralmente, ações orquestradas por grupos com comportamento característico de fascistas. Aguardemos as conclusões dos inquéritos, e no que couber contestemos.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/