Quinta, 28 Março 2024

BR-262 deve ter plano para concessão finalizado até 2013

O governo federal anunciou na manhã dessa terça-feira (14) que o programa de concessões de rodovias e ferrovias terá investimentos privados de R$ 133 bilhões em 25 anos. No pacote está a concessão da Rodovia 262. Mas o governador Renato Casagrande quer mais. Ele solicitou R$ 4 bilhões em empréstimos ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para projetos em infraestrutura.



Deste montante, cerca de R$ 3 bilhões são provenientes do acordo feito com o governo federal para aprovação da resolução 72, R$ 415 milhões são do Proinvest e pouco mais de R$ 500 milhões do Mobilidade Metropolitana, programas do banco voltados para a área.



Com o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), o Estado passou a negociar com o governo federal medidas compensatórias pelo prejuízo com o fim dos recursos. O diretor do BNDES, Guilherme Lacerda, ficou a cargo de uma negociação entre o Estado e o banco nacional para garantir um bom investimento para o Espírito Santo.



No lançamento do programa de investimento nas rodovias, na manhã desta quarta-feira (15), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que quanto ao leilão das rodovias, ele será dividido em nove lotes e os contratos preveem investimentos de R$ 79,5 bilhões em 25 anos. As empresas que vencerem os leilões contarão com empréstimo com juros de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), mais 1,5% ao ano, carência de três anos e período para amortização de 20 anos.



As rodovias terão um plano de investimento para execução em cinco anos.  “Os concessionários somente começarão a cobrar pedágio quando tivermos 10% das obras de concessão de sua responsabilidade concluído”, frisou o ministro.



Nas próximas semanas, serão anunciadas também concessões para portos e aeroportos, o que também chama a atenção do Estado, que pleiteia a ampliação do areoporto de Vitória  desde o início do governo Lula e também a melhoria na infraestrutura dos portos do Estado.

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