Quinta, 25 Abril 2024

Sebrae vai ocupar antigo prédio da EDP na Costa Pereira

edp_centro_sebrae_google_maps Reprodução/ Google Maps
Reprodução/ Google Maps

Foi assinado no fim da tarde dessa quinta-feira (2), um acordo entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a EDP, que vai ceder em comodato o edifício de três andares da empresa de energia na Praça Costa Pereira, pleno Centro de Vitória, para as ações da entidade de apoio às micro e pequenas empresas.

Em 2018 o Sebrae saiu do Centro de Vitória ao inaugurar sua nova sede na Enseada do Suá. Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae no Espírito Santo, o retorno marca a revisão do planejamento estratégico da entidade, com prioridade no atendimento ao cliente, deslocando atendimentos presenciais para o Centro, enquanto na sede principal serão feitos os atendimentos online e telefônicos.

Além de reaproximar com os empreendedores do entorno, a nova sede também está de olho na oportunidade de desenvolvimento junto ao ecossistema de economia criativa, que tem no Centro da capital uma série de iniciativas e empreendimentos.

As conversas vêm acontecendo para parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem colocado a economia criativa como um dos pilares principais de sua gestão. De acordo com o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, a ideia é levar atividades formativas e projeto ligados ao programa ES+Criativo, que prevê uma série de iniciativas.

Entre eles está uma aceleradora de projetos de economia criativa, Escola Criativa, Hub da Economia Criativa, com a criação de uma rede de articulação e colaboração entre os municípios, e o Distrito Criativo do Centro, por meio da articulação de uma série de iniciativas que ocorrem no bairro, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Além da parceria com a Secult, o novo espaço deve também servir para implantação do Lab do Varejo, em parceria com a CDL Vitória e uma incubadora de startups para apoiar esse tipo de projeto no Espírito Santo. O superintendente do Sebrae aponta que a meta do Movimento Capixaba pela Inovação é de chegar a mil startups atuantes no Espírito Santo em 10 anos, somando esforços a partir de diversas instituições.

Pedro Rigo explica que desde o início de 2020, a diretoria do Sebrae/ES deu início à reformulação das cinco gerências regionais com intuito de potencializar as ações da entidade sobretudo no interior. Além disso, nos quatro maiores municípios da Grande Vitória, o Sebrae deve abrir espaços de atendimento ao cliente, o primeiro deles em Vitória por meio da parceria com a EDP, sem custos para uso do edifício de três andares. O dirigente conta que também estão avançadas as articulações de parcerias no mesmo sentido com os municípios de Vila Velha e Serra, além de tentativas feitas em Cariacica.

De acordo com o superintendente, porém, a inauguração e funcionamento das novas sedes dependem do andamento da pandemia do e o fim do período de isolamento social.

Restauração do Teatro Carlos Gomes

Outra notícia recente positiva para o setor da cultura e economia criativa no Centro de Vitória se refere ao Teatro Carlos Gomes, mais importante palco das artes do Estado, que está fechado desde o final de 2017. Localizado também na Praça Costa Pereira, num edifício tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1983, o teatro foi inaugurado em 1927 e projetado pelo arquiteto André Carloni.

Por conta de diversos problemas em sua estrutura, a Secult optou por fechar o espaço por questões de segurança e abrir licitação para obras. Na segunda-feira (29) foi realizada uma visita técnica para dar início aos trabalhos de elaboração do projeto de restauro e modernização. A empresa Arquistudio Arquietura e Urbanismo foi a vencedora da licitação para o projeto técnico, com investimento de R$ 337 mil para essa primeira fase. O prazo de conclusão é até fevereiro de 2021 para apresentação do projeto arquitetônico. Só depois será possível dar início às obras.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/