Quarta, 17 Abril 2024

Conceição do Castelo diz não ao autoritarismo da Sedu

Conceição do Castelo diz não ao autoritarismo da Sedu

Estudantes, familiares e docentes de cinco escolas públicas de Conceição do Castelo, na região serrana, se posicionaram contrariamente ao projeto autoritário da Secretaria de Estado de Educação (Sedu) de fechar o ensino fundamental II de três escolas do campo para implantar uma Escola Viva na sede do município.



O posicionamento foi claramente manifestado durante audiência pública realizada na última sexta-feira (21), no Salão Paroquial da cidade, na presença de representantes do município.



Um dos momentos marcantes foi a leitura de poema (veja abaixo) escrito pelos estudantes Paulo Lucas da Silva e Rafael Torrente Ferreira, do 8º Ano de uma sala multisseriada da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Alto Monforte, na localidade rural de Monforte.



A leitura emocionou os alunos, pais e professores presentes, que, de pé, deixaram claro o desejo de manter seus alunos nas escolas do campo ao longo de todo o ensino fundamental.



“É uma medida autoritária, e muitas comunidades já fizeram protesto contra ações semelhantes em outros municípios”, pondera Rita de Cassia Moreira Jubini, professora de história do Santo Antônio do Areião. “Nós não somos contra a Escola Viva, de tempo integral, desde que seja aplicada dentro de um contexto, da realidade local. Os pais não querem tirar os filhos de suas comunidades. A democracia, a vontade do povo, tem que ser levada em conta”, argumenta.



O temor maior dos professores e familiares é com a evasão escolar, pois se forem transferidos para a cidade, muitos alunos terão que deixar de estudar, seja porque precisam ajudar a família no trabalho na roça, seja porque o transporte deficitário e as grandes distâncias tornariam o deslocamento diário muito penoso para os estudantes.



“O Estado não pode jogar esse problema nas costas dos pais”, protesta a professora, defendendo que as autoridades precisam conhecer a realidade local e tomar as medidas corretas, respeitando as necessidades das famílias.



Apesar da firmeza e clareza dos presentes ao repudiarem o projeto autoritário da Sedu, uma nova reunião será marcada para discutir o assunto, provavelmente, na Câmara de Vereadores.



Monforte Frio



Monforte é riqueza

É lugar de beleza

É lugar de morar e estudar

É lugar para vocês e seus filhos

Monforte é lugar de ensino



Eu vivo lá há 14 anos

Anos de aprendizagem e gratidão

Porque é aquela escola

Que me tornou um cidadão



Lá existe prática

Lá eu aprendo Português e Matemática

Ciências e História



História do cidadão

História da nossa criação



Sempre focado nos estudos

Lá eu consigo ver o futuro

Baseado na agricultura

Riqueza de nossa cultura



Então, não fechem a nossa escola

Não fechem o nosso lar

Que é tranquilo de estar

Para estudar e respirar

Pois é ali que eu aprendo com emoção

A me tornar CIDADÃO".

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/