Está disponível para download gratuito o e-book Práticas Inclusivas em Tempos de Covid-19 – Memórias e Relatos do Contexto da Educação. O livro foi organizado pelo professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Douglas Ferrari, e reúne 24 artigos de pesquisadores de todo o Brasil sobre práticas inclusivas durante o período pandêmico com foco na educação especial.
O livro pode ser acessado na plataforma PCDES, um coletivo de pesquisadores que se dedicam à investigação e acompanhamento da educação das pessoas com deficiência no Espírito Santo. Os artigos são fruto de um evento, que foi um dos produtos da pesquisa financiada pela Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), chamado “Impactos da Covid-19 na Educação Especial”, realizado em junho na Ufes. Durante o evento, foram apresentados artigos em quatro Grupos de Trabalho (GTs): Práticas Inclusivas e Trabalho Colaborativo, Recursos de Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, e Políticas de Apoio ao Público da Educação Especial.
Douglas Ferrari afirma que uma das contribuições do e-book é trazer à memória o que foi feito e produzido com foco na educação especial durante a pandemia. Além disso, ele destaca a divulgação das práticas utilizadas, que podem ser replicadas nas escolas, pois a pandemia ainda não acabou, e, até mesmo, depois do período pandêmico, uma vez que “a vida não será mais igual, a educação não será mais igual”.
Uma das diferenças, aponta, é a maior utilização das tecnologias no processo educacional. A outra, maior dedicação com o cuidado da saúde mental de alunos e professores. Douglas, que têm deficiência visual, destaca que, para além do isolamento social, pessoas com deficiência tiveram que lidar com algumas particularidades. Ele relata casos de autistas que tiveram surto dentro de casa, sem acesso a especialistas que os assistissem, como é feito em algumas escolas, e, até mesmo, casos de familiares de autistas que, diante de dificuldades desse tipo, tentaram se matar.
Entre as iniciativas abordadas no livro estão educação física adaptada e inclusão escolar; alfabetização e deficiência intelectual; o papel da família; a análise da ferramenta podcast como recurso didático; contação de histórias com recursos de tecnologia assistiva; adaptação curricular no ensino remoto; e práticas inclusivas por meio da literatura.
Em meio a essas experiências, está a estudada no artigo “Educação Física Adaptada e Inclusão Escolar nos Tempos de Pandemia: um Relato de Experiência”. Nele, são analisadas as iniciativas de uma professora que ministrou a disciplina Educação Física Adaptada e Inclusão no Curso Superior de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal Fluminense, mostrando as dificuldades encontradas no período remoto durante a pandemia da Covid-19, como também as práticas pedagógicas em perspectiva inclusiva bem-sucedidas. Além de pesquisadores do Instituto Federal Fluminense, o artigo conta com autoria de estudiosos da Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Outro exemplo é uma experiência do Espírito Santo, que consta no artigo “O uso das TDIC’s durante o isolamento social da Covid-19: adaptação e inclusão”, de pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Faculdade Ateneu. A pesquisa teve como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), com a elaboração de videoaulas e apoio do aplicativo de rede social WhatsApp, para auxiliar no processo de inclusão de uma aluna com deficiência múltipla matriculada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal da Prefeitura de Cariacica.
Além do professor Douglas Ferrari, também compõem o comitê científico e editorial do e-book os professores da Ufes Margareth Zaganelli, do Departamento de Direito; e Rogério Drago, do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais; e a doutora em Educação pela Ufes, Fabiana Rangel.
Catálogo de fontes
Além do seminário e do livro
Práticas Inclusivas em Tempos de Covid-19 – Memórias e Relatos do Contexto da Educação, outro produto da pesquisa financiada pela Fapes foi o e-book
Pessoas com deficiência, saúde e educação em tempos de covid-19: catálogo de fontes, também
disponível para download gratuito. A obra reúne todas as fontes coletadas pela pesquisa nos dois primeiros anos da pandemia, e que podem ser consultadas por meio dos links disponíveis, como livros, resoluções, manifestos e matérias de jornal, inclusive deste Século Diário.