Sexta, 26 Abril 2024

Escolas de educação infantil da Serra reduzem vagas para crianças menores de 4 anos

Na última semana encerraram na Serra as matrículas para a educação infantil e pais e profissionais notaram a baixa oferta de vagas para crianças de 6 meses a 3 anos de idade. As vagas ofertadas à população eram majoritariamente para crianças de 4 e 5 anos de idade, o que pode ter contribuído para deixar muitas famílias descobertas.



Embora a matrícula de crianças de idades entre 6 meses e 3 anos não seja obrigatória, a oferta dessas vagas pelo poder público é obrigado a ofertar as vagas. A legislação prevê o atendimento a crianças desta faixa etária independentemente da decisão da família de matricular ou não os filhos.



Além do que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) sobre a garantia de vagas na educação infantil, especialistas apontam que quanto mais cedo a criança estiver em ambiente escolar, melhor será o desenvolvimento dela.



A baixa oferta de vagas também pode afetar as próprias comunidades desabastecidas, uma vez que a maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) deixou de oferecer as vagas para crianças de 6 meses a 3 anos, prejudicando também os pais que necessitam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/