Quarta, 24 Abril 2024

Professores de Vila Velha fazem protesto no acesso à Terceira Ponte

Em greve desde terça-feira (21), cerca de 100 professores da rede pública municipal de Vila Velha fizeram protesto na manhã desta quinta-feira (23) no acesso à Terceira Ponte. Os manifestantes interrompiam e em seguida liberavam o trânsito. 
 
O grande fluxo de veículos, comum nas primeiras horas da manhã, se agravou com o protesto, e teve reflexos nas principais vias de acesso à Terceira Ponte e sobretudo na própria ponte. 
 
Os professores encerraram o protesto por volta das 9h30, mas há um novo ato previsto para às 14h, na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha. 
 
Entre as principais reivindicações da categoria, os professores cobram reposição salarial de 14% e eleições diretas para diretor de escola, que hoje são nomeados pelo prefeito Rodney Miranda (DEM). 
 
O salário dos professores de Vila Velha é um dos piores da Grande Vitória e a categoria não tem reajuste há três anos. O índice pedido pelos professores contempla somente o período da administração do prefeito Rodney Miranda. As perdas históricas, aquelas que não foram corrigidas ao longo dos anos, segundo os professores, chegam a 40%, desde 1994.
 
Além do baixo salário, os professores também reclamam dos cortes nos planos de aplicação das escolas, com redução de verbas e desvalorização dos trabalhadores. Os professores cobram também a nomeação dos aprovados no concurso 002/12.
 
Outra queixa da categoria é a aprovação de um projeto de lei de autoria do Executivo municipal (DEM), no dia 9 de julho último, que retira a gratificação de 15% do salário dos professores e 10% dos alfabetizadores. A matéria retirou as gratificações dos professores com a contrapartida de um reajuste de 6,53% para todo o magistério. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/