Domingo, 28 Abril 2024

Secretária de Vitória rejeita nome de diretor indicado por Conselho de Escola

secretariaeducacao_julianaRoshner_CMV CMV

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Roshner, não acatou a indicação do professor Amaury Freire de Lima Júnior para assumir a diretoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prezideu Amorim, em Bonfim, no Território do Bem. A indicação foi feita pelo Conselho de Escola após a articulação de um grupo de professores, pois em julho último, a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) exonerou a diretora Alessandra Passos Pereira e nomeou outra pessoa sem anuência, contrariando o Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev).

Com a articulação dos professores, Amaury se colocou à disposição no Conselho. A exoneração de Alessandra, sem apresentação de justificativas por parte da pasta municipal (Seme), foi classificada na ocasião, pelo grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (PAD-Vix), como perseguição política. A profissional era ativa nas ações da Pad-Vix e tem postura contestadora.

Em ofício assinado pela secretária Juliana Roshner, a gestora afirma registrar "o interesse do Professor Amaury para uma próxima oportunidade". No documento também consta que a Seme "compreende a importância do gestor escolar e que, neste momento, após observar algumas fragilidades na organização do cotidiano escolar da EMEF Prezideu Amorim, optou por proceder a exoneração da diretora Alessandra Pereira e nomear a diretora Patrícia Gagno Franco".

Sobre a professora nomeada, afirma que "após a nomeação da atual diretora, é possível observar algumas proposições importantes na garantia do direito dos estudantes a uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade para todos".

Na ocasião da indicação de Amaury, o diretor executivo da PAD-Vix e professor da Prezideu Amorim, Aguinaldo Rocha de Souza, afirmou que, para a escolha de um novo diretor, o procedimento legal seria a escola apresentar um nome para o Conselho, que, por sua vez, deveria deliberar e encaminhar para a Seme. A demora para tomar essa iniciativa, explica, foi porque era preciso esperar a realização de uma reunião ordinária do Conselho.

A Comissão de Legislação e Normas do Comev, depois de debater o assunto, solicitada por Amaury, aprovou o encaminhamento de um ofício para a Seme. No documento, reivindicou informações sobre os procedimentos que serão adotados diante da indicação do professor para ocupar a diretoria. A Pad-Vix também irá encaminhar ofício para a Câmara de Vitória, Ministério Público do Estado (MPES), Comev e o Fórum Municipal de Educação, para solicitar o acompanhamento da solicitação.

Junto com Alessandra, foi exonerada também a diretora Aerodilse Fernandes da Silva Xavier, que atuava na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá. Não foi a primeira vez que a gestão municipal exonerou diretores sem diálogo com a comunidade escolar. Em fevereiro passado, pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiza Pereira Muniz Corrêa, no bairro Mário Cypreste, reagiram à exoneração da diretora Fátima Luzia Sezana. Eles denunciaram que não foram avisados da decisão, que apontaram como irregular, e que ao questionarem a Seme, as respostas foram "desencontradas" e sem detalhar as motivações.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/