domingo, fevereiro 16, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, fevereiro 16, 2025
domingo, fevereiro 16, 2025

Leia Também:

Ex-presidente da Câmara de Presidente Kennedy depõe em comissão

A comissão processante da Câmara de Vereadores de Presidente Kennedy (litoral sul do Estado), que apura o envolvimento de vereadores afastados com o esquema de fraudes no município, vai ouvir o ex-presidente da Casa Dorlei Fontão da Cruz (PR), na próxima quinta-feira (30). No mesmo dia, os vereadores também vão ouvir o depoimento de testemunhas arroladas pela defesa do republicano, entre eles, o ex-prefeito Daniel Vantil

Além do ex-presidente da Casa e do ex-prefeito, serão ouvidos Roberta Henriques de Souza, Luiz Fernando Buzato Barros, Karen Martins Campos e Luis Carlos Menditi. A notificação dos depoimentos foi publicada nesta terça-feira (28) pelo presidente da comissão, vereador Marco Antônio Vieira de Novaes, o Marcos Vivacqua (PSB). 

Será a última rodada de depoimento entre os acusados de participação em episódios de corrupção apontados pela “Operação Lee Oswald”. Na última semana, foram ouvidos os vereadores Clarindo de Oliveira Fernandes (PDT), Manoel José de Abreu Alves, o Brejeiro (PTB), e Vera Lúcia de Almeida Terra (PTB). 

Os quatro vereadores estão afastados do cargo por ordem judicial desde a deflagração da operação policial, no dia 19 de abril último. No mês passado, o plenário da Câmara ratificou o afastamento por mais 180 dias. A comissão também aprovou a utilização do inquérito realizado pela Polícia Federal em que constam laudos e gravações de interceptações telefônicas como prova emprestada na apuração da Casa. 

Paralelamente às medidas tomadas pela Câmara, os vereadores afastados foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPES) na ação penal referente às fraudes no município. Caso sejam cassados pelos colegas de Câmaras, os envolvidos se tornam inelegíveis para o pleito deste ano. Os quatro edis são candidatos à reeleição.

Mais Lidas