Domingo, 19 Mai 2024

CNJ libera eleição de novos desembargadores no TJES

CNJ libera eleição de novos desembargadores no TJES

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou, nessa segunda-feira (8), um novo pedido de liminar para barrar a eleição de sete cargos de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). A solicitação havia sido feita pelo juiz Arthur José Neiva de Almeida, que pretende disputar uma das vagas pelo critério de antiguidade. Apesar do sinal verde, a escolha deve acontecer somente após o julgamento final do recurso do magistrado que teve a indicação barrada pelo Tribunal Pleno.



Na decisão, o conselheiro Jefferson Luís Kravchychyn alegou que o pedido do juiz capixaba não teria os requisitos necessários para a concessão da liminar. O conselheiro também ressaltou que o julgamento final do recurso de Arthur Neiva está marcado para a sessão do CNJ do próximo dia 6 de agosto.



Nos autos do processo, o magistrado também pleiteava a fixação de prazo para a conclusão do procedimento instaurado contra o juiz para apurar supostas irregularidades, que subsidiou os votos para a recusa da indicação. Entretanto, Kravchychyn entendeu por bem colher mais informações para analisar o pedido, que poderá avocar um eventual processo – desta forma, as investigações contra o juiz correriam no CNJ e não mais pelo TJES.



Desde julho do ano passado, o juiz capixaba recorre ao órgão de controle para garantir a participação no processo de escolha de sete novos desembargadores do TJES. Em março de 2012, os desembargadores negaram a indicação do magistrado sob alegação de que pesariam graves denúncias contra o juiz. No mês de dezembro, o plenário do CNJ retirou uma punição de censura aplicada ao magistrado, porém, a promoção de Arthur Neiva esbarra em resistências entre os atuais desembargadores.



Por conta do recurso em Brasília, a cúpula do TJES decidiu adiar a escolha de novos membros da corte capixaba até a conclusão do julgamento. Além das vagas abertas com a aposentadoria de desembargadores – entre elas, a mais recente de Maurílio Abreu –, foram criados outros cinco cargos de desembargador no plano de reestruturação do Judiciário capixaba, sancionado em dezembro último.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/