Sábado, 20 Abril 2024

​Cidade Quintal realiza oficina de reciclagem de plástico

Thais_Gobbo_FotoThaisGobbo Thais Gobbo

Sacolas e tampinhas de garrafa pet podem se transformar em novos objetos, evitando o aumento do descarte de plástico no meio ambiente. Mas como aprender a fazer em casa esses utensílios? A oficina "O que fazer com o plástico?" irá responder a essa pergunta. A atividade, que é gratuita, está com inscrições abertas até esta segunda-feira (18), e acontecerá em 19 de agosto, das 16h às 19h, durante o Festival Movimento Cidade (Festival MC), no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória.

Os interessados podem se inscrever aqui. O público-alvo é de moradores da Grande Vitória a partir de 18 anos. A oficina será realizada na Fantástica Carpintaria, uma ocupação do Laboratório de Reciclagem de Plástico, desenvolvido pelo Cidade Quintal, que coloca em prática projetos de urbanismo participativo voltados para o fortalecimento das comunidades. A Fantástica Carpintaria acontecerá de 17 a 21 de agosto, das 15h às 19h, aberta para visitação para quem quiser conhecer como funciona o laboratório.

A designer e integrante do Cidade Quintal, Juliana Lisboa, explica que a oficina terá uma parte de troca de ideias para conhecer o público que a procurou. "Normalmente são pessoas que querem repensar suas relações de consumo", diz. As pessoas serão incentivadas a trazer o plástico de casa para transformá-lo em outros objetos, aumentando seu tempo de uso. Segundo Juliana, em vez de serem descartadas, sacolas plásticas podem ser utilizadas, por exemplo, em ecobags mais firmes, necessaire, carteiras, colares e brincos.
Thais Gobbo

A designer destaca que é importante que educadores, pais e mães participem da oficina, pois são pessoas com potencial para replicar em outros espaços o que foi ensinado na atividade. 

Foi através do Laboratório de Reciclagem de Plástico que foi construído um banco feito com tampinhas de garrafa pet, instalado no mirante que fica no ponto final da Rota de Turismo de São Benedito, no Território do Bem, criada pelo Ateliê de Ideias.

As tampinhas para a produção do banco no mirante, de onde se pode apreciar uma vista da Grande Vitória, foram depositadas em pontos de coleta espalhados pelo bairro. No laboratório, foi feita modelagem e derretimento do plástico, para transformar nas ripas para fazer o banco. A reciclagem do plástico, segundo Juliana, é uma emergência global, que se fortaleceu durante a pandemia da Covid-19, pois intensificou-se o debate sobre necessidade de preservação ambiental para a qualidade de vida da humanidade.
Jamile Marriel

"O problema do plástico não é da ilha de Vitória, não é de São Benedito, é mundial", afirma, destacando que o Cidade Quintal está em processo de adesão a novos projetos nos quais a reciclagem de plástico também terá seu lugar.

O laboratório conta com equipamentos como forno, para derreter o plástico; objetos de marcenaria; e de ateliê, como pincéis. A própria equipe do Cidade Quintal, formada por profissionais das áreas de design, artes, arquitetura e comunicação, fazem o processo de reciclagem. Para isso, conheceram experiências de outros laboratórios, como os situados em Santa Catarina, no Sul do País, e Pernambuco, no Nordeste.

Antes do Laboratório, o Cidade Quintal já tinha realizado experiência de reciclagem, como o Re-Lata, uma ação continuada criada para ressignificar o resíduo sólido gerado em pinturas murais realizadas pela Cidade Quintal. A partir dela o grupo abre diálogo com o público sobre processos de produção circulares e sustentáveis na cidade e possibilita que o mesmo leve para casa uma parte do trabalho de arte-mural realizado.

Após cada operação de pintura, 100% das latas utilizadas retornam para serem higienizadas e ilustradas pela equipe da Cidade Quintal. É selada uma parceria com coletivo ou organização vinculada ao território que recebeu a pintura para a destinação das vendas das latas, em apoio a necessidades emergentes.

O início da distribuição das latas se dá no dia e horário de um bate-papo sobre sustentabilidade urbana, que também contextualiza o trabalho realizado no território e a destinação das vendas. Na "A Fantástica Carpintaria" haverá uma edição do Re-Lata, no dia 21 de agosto, a partir das 16h. Em seguida, às 17h30, começa a roda de conversa "Reimagear uma cidade sem plástico", um bate-papo sobre as vivências dos cinco dias de "A Fantástica Carpintaria".

Festival MC

O Festival Movimento Cidade (Festival MC) será de 19 a 21 de agosto, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória. O evento contará com mostras de cinema, música, performances, oficinas e bate-papos. A programação, gratuita, será realizada sempre de 13h às 2h.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/