Sábado, 20 Abril 2024

Dia Mundial da Alimentação é marcado por marcha e debate em Vitória

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea-ES) realizou a marcha pela inclusão social no campo e na cidade, sem agrotóxico e transgênicos, com agricultores familiares do Estado, nesta terça-feira (17). Além da manifestação, o conselho realizou debates que se estenderão até esta quarta (17), para discutir a segurança alimentar no Estado. 



O objetivo, segundo o Consea-ES, é promover o associativismo e o cooperativismo que garanta a segurança alimentar e nutricional da população. Durante os debates realizados nesta terça (17), estiveram em pauta a situação atual da agricultura familiar e o uso de agrotóxico no Estado. 
 
Presente no evento, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), conhecido por sua luta pela produção de alimentos livres de agrotóxico, aproveitou para  promover e divulgar a "Campanha Permanente contra Agrotóxico e Pela Vida". 
 
Entre as palestras previstas realizadas estão: “Efeito dos agrotóxicos na saúde humana” e “Associativismo e Cooperativismo como estratégia da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, da Política Nacional de Agroecologia e da Produção Orgânica".
 
Também participam do debate representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Consea Nacional e da Certificação Chão Vivo.
 
Nesta quarta (17), o debate será em torno dos impactos de cooperativas agropecuárias na efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável no Estado, com os palestrantes Alcemi Almeida de Barros, do Consea-ES/Ufes e Jeane Albani Tres Trevesani, presidente da Unicaf's (União de Cooperativas de Agricultores Familiares).
 
 Os desafios e a implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, produção e política de abastecimento, circuitos curtos de produção e abastecimentos em nível estadual: ações e programas em desenvolvimento; pesca e aquicultura como áreas estratégicas de segurança alimentar e nutricional também estão entre os temas que serão debatidos nesta quarta (17). 
 
Serviço:

 
Data: 17 de outubro de 2012
Horário:  17/10 – 9 h às 17 horas
Local: Capela da Faculdade Católica Salesiana, em Vitória

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/