Quinta, 28 Março 2024

Extensionistas conseguem suspensão de atividades de campo

antonio_carlos_machado_reproducao_youtube

Atendendo ao clamor dos extensionistas, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antonio Carlos Machado, suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades de campo da categoria, como forma de controlar o crescimento da pandemia de covid-19 (coronavírus) no Espírito Santo.


Valendo desde a última segunda-feira (23), a determinação foi formalizada em circulação interna da autarquia, que estabelece ainda a disponibilização, em todas as unidades operacionais do Incaper, dos seguintes dispositivos: números de telefones de contatos para atendimento remoto e ligações; endereço eletrônico para correspondências; e cartaz na entrada de todas as unidades informando que o atendimento está sendo realizado remotamente e contendo todos os canais de comunicação disponíveis ao público.


O extensionista Marcos Patrick Stuhr comemorou a medida. "Acho que tomaram uma decisão sensata ao suspender os trabalhos de atendimento presencial ao agricultor. Nossa capilaridade institucional poderia ser uma ferramenta forte na disseminação do vírus por todos os municípios do Estado", ponderou, ressaltando que apoia a possibilidade remanejamento dos servidores estaduais para a Secretaria de Saúde (Sesa), como reforço no combate à pandemia. "Faria isso voluntariamente, assim nosso trabalho vai ajudar diretamente e não corre mais o risco de prejudicar os trabalhos da secretaria de estado de Saúde", argumentou.


A suspensão das atividades de campo já havia sido determinada na última terça-feira (17) pela diretoria do Incaper. Porém, dois dias depois, os gestores voltaram atrás, retirando a atividade da lista de outras que continuam suspensas.


Na sexta-feira (20), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) suspendeu todos os convênios do programa Dom Helder Câmara nos estados. No Espírito Santo, o programa atende ao semiárido capixaba por meio de parceria com o Incaper.


A decisão nacional intensificou a mobilização dos extensionistas capixabas, que conseguiram, então, o apoio da direção do Incaper, que restabeleceu a suspensão dos trabalhos de campo. Além dela, também estão suspensos, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Espírito Santo, as seguintes atividades: atendimentos coletivos envolvendo ações de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); eventos; aplicação de métodos coletivos de Ater; capacitações que envolvam servidores do Instituto; participação de servidores do Incaper em eventos promovidos por outras instituições; e participação de servidores do Incaper em viagens a trabalho, intermunicipais, interestaduais ou internacionais. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/