Quarta, 24 Abril 2024

MPA critica descaso do governo do Estado com camponeses

MPA critica descaso do governo do Estado com camponeses

A relação entre o governo Renato Casagrande e os agricultores familiares do Estado está cada vez mais desgastada. Após dois meses da realização da Jornada Nacional de Luta Camponesa, quando foi solicitada uma audiência com o socialista, nenhuma data ainda foi marcada. Para o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o descaso reafirma a incapacidade política e a dificuldade de diálogo do governo com o campesinato. 



A reclamação está em manifesto divulgado nesta sexta-feira (10), pelo MPA. Segundo o movimento, a audiência foi solicitada para que camponeses e governo pudessem debater melhorias de infraestrutura no campo, a preservação do meio ambiente e a outorga de direito de uso da água. No entanto, não houve interesse por parte do governo Casagrande. “Infelizmente, já se passaram dois meses e a audiência ainda não aconteceu. O governo virou as costas e se recusou a conversar com o MPA, diante de várias tentativas realizadas pelo movimento”, lamentou a entidade


No documento, o MPA ressaltou sua militância no campesinato e presença em 17 estados brasileiros, sobretudo, em mais de 30 municípios capixabas, representando famílias camponesas de todo o País, que vivem em propriedades que protegem a água, o solo e a cultura. Além disso, a  conquista do acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - que no Estado totaliza R$ 70 milhões em investimentos - e do Programa Nacional de Habitação Rural, que garantiu o direito das famílias do campo de terem uma moradia. Mesmo com essa condição, denuncia o movimento, são historicamente ignorados pelos governos, que não proporcionam condições dignas para  continuarem vivendo e produzindo no campo. 
 
A entidade lamenta que "um governo com partidos de caráter popular e socialista seja tão intransigente com os que estão produzindo alimento e preservando o meio ambiente no Estado”.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/