quarta-feira, dezembro 11, 2024
21 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 11, 2024
quarta-feira, dezembro 11, 2024

Leia Também:

Travessia cobra pela terceira vez ações contra poluição do mar no Estado

Nadadores e remadores realizam neste domingo (20) a terceira edição da Travessia da Vitória, com o objetivo de cobrar do poder público ações contra a poluição do mar no Estado e despertar a consciência coletiva da sociedade. Eles concluirão um trajeto de sete quilômetros entre a Praia da Costa, em Vila Velha, e a Praia de Camburi, em Vitória, contaminadas por esgoto e poluentes químicos industriais.
A saída será às 7 horas, da Curva da Sereia, ao lado do Clube Libanês, na Praia da Costa, e a chegada é na Ilha do Socó, em Camburi. 
Além dos capixabas, desta vez o ato contará com atletas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, como aponta a Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), que organiza a travessia. A entidade comemora mais de 105 mil visualizações na página do evento criada no Facebook.
Para garantir a segurança dos participantes, a travessia contará com barcos de apoio e bombeiros guarda-vidas.
O ato é uma forma de exigir a despoluição de todo o mar que banha a região da Grande Vitória e ocorre numa época importante, já que análises recentes de balneabilidade indicam elevados índices de contaminação nas praias de Vitória, Vila Velha e Serra. 
No mês passado, Camburi chegou a ficar totalmente interditada devido à poluição, e pontos das praias mais frequentadas de Vila Velha e Serra também saíram da condição de próprios para impróprios, gerando riscos à saúde dos frequentadores. 
Assim como nas últimas edições, o evento cobra ainda solução para o passivo ambiental formado por pelotas e pó de minério de ferro da Vale e outros metais pesados, lançados ao mar em Camburi desde a década de 1970. 

Mais Lidas