Segunda, 06 Mai 2024

Apenas quatro municípios capixabas terão urnas para voto em trânsito

Apenas quatro municípios capixabas terão urnas para voto em trânsito

No próximo ano, além das capitais de estado, 85 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores contarão com urnas para o voto em trânsito para presidente da República. Não é permitido votar em trânsito nos demais cargos em disputa no próximo ano: senador, governador, deputado federal e deputado estadual.



Desses municípios, quatro são capixabas: Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica. Por enquanto, nenhum município do interior do Estado superou a marca de 200 mil votantes.



As quatro cidades são os maiores colégios eleitorais do Espírito Santo e as únicas dos 78 municípios com mais de 200 mil eleitores domiciliados. A novidade sobre o voto em trânsito foi uma das seis resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que normatizam o pleito do próximo ano.



Para votar em trânsito, o eleitor que pretende estar fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição deverá cadastrar o destino no período de 15 de julho a 21 de agosto de 2014. Para isso, deve procurar a Justiça Eleitoral e indicar o local em que pretende votar.



É preciso a apresentação de documento oficial com foto e a votação será admitida apenas para os eleitores que estiverem com situação regular no cadastro eleitoral.



Nas eleições gerais de 2010, essa possibilidade ficou restrita às capitais. Naquele ano, 80.419 eleitores registraram o pedido de votar no primeiro turno e 76.458 no segundo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/