Sábado, 27 Abril 2024

Após crítica de possível adversário, Casagrande mexe na Segurança

Após crítica de possível adversário, Casagrande mexe na Segurança

A queda do secretário de Segurança, Henrique Herkenhoff, na tarde dessa sexta-feira (1), causou surpresa nos meios políticos e foi entendida como uma resposta às provocações do senador Magno Malta (PR) sobre a área no programa do PR e na tribuna do Senado, ao mesmo tempo em que tenta construir um palanque de oposição.



Antes mesmo de assumir o mandato de governador, Casagrande apresentou a cúpula da Segurança, tendo Herkenhoff à frente da Secretaria de Segurança e André Garcia na pasta de Gestão Estratégica. A mudança apresentada nessa sexta não altera o perfil da área porque Garcia também vem do grupo do governo passado. O fato é que Casagrande havia elencado a segurança como uma área prioritária em seu governo.



Passado metade do primeiro mandato, os resultados da Segurança não apresentaram mudanças significativas. Mas enquanto o arranjo político-partidário criava uma base política de consenso para sustentação do governo Casagrande e de construção de um palanque de unanimidade para o próximo ano, não havia ameaça.



A partir do momento em que essa estrutura sofre uma ameaça de desarrumação, o governo precisou agir. Ao deixar o cargo, Herkenhoff não deu detalhes sobre a decisão, limitando-se a dizer que a saída se referia a “processos internos”. Mas o que chamou a atenção foi o fato de André Garcia ter sido chamado em cima da hora para substituir o titular da Segurança.



Sem uma outra justificativa para a mexida, a impressão dos meios políticos é de que as críticas do senador Magno Malta sobre a área de segurança ganhou força. Com um discurso que atinge parcela considerável da população, um mandato de senador que não o coloca em risco de permanecer na planície após a disputa e fora do arco de aliança de Casagrande, Magno Malta pode ser uma ameaça à reeleição de Casagrande.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/