Domingo, 28 Abril 2024

Articulações eleitorais em São Mateus isolam Daniel da Açaí

prefeito_evento_saomateus_danieldaacai_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

Pelo menos sete nomes estão na corrida para as eleições municipais de 2024 em São Mateus, norte do Estado, com a tendência de isolamento do atual prefeito, Daniel Santana Barbosa, o "Daniel da Açaí" (sem partido), que cumpre o segundo mandato. Seu apoio vai para a secretária de Educação do município, Marília Alves Chaves Silveira, que, caso tenha o nome confirmado, enfrentará, no cenário atual, adversários experientes e com densidade eleitoral já testada nas urnas.

Embora ainda disponha de prestígio nas zonas periféricas do município, o atual prefeito enfrenta desgastes provocados por uma série de problemas na área judicial, que motivaram inclusive seu afastamento do cargo. Desde 2022, o prefeito enfrenta denúncias do Ministério Público Federal (MPF) por suposta organização criminosa, em desdobramento da Operação Minucius, realizada em 2021, que resultou na sua prisão. Na época, foi apontada a existência de um esquema de corrupção com superfaturamento de serviços públicos.

O mercado político aponta o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES),  Eustáquio de Freitas (PSB), ex-deputado estadual; o radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos); e o empresário Marcus Batista, conhecido como Marcus Cozivip (Podemos) como nomes bem colocados na disputa, que inclui ainda o ex-deputado Jorge Silva (PDT), o também radialista Ferreira Júnior (SD) e o presidente das Câmara de Vereadores, Paulo Fundão (PP). Também está no páreo para confirmação de pré-candidatura o ex-prefeito e ex-deputado estadual Mateusão (PRD).

Entre os nomes relacionados nos meios políticos, o do radialista Carlinhos Lyrio se destaca por ter disputado a prefeitura nas eleições de 2020, perdendo para Daniel da Açaí por uma margem reduzida de votos. Alcançou 19,3 mil (33,65%), 1,5 mil votos de diferença para Daniel (então no PSDB), reeleito com 20,8 mil votos (36,42%).

O ex-deputado Freitas é ligado ao governador Renato Casagrande, do mesmo partido, com folha de serviços prestados durante seus mandatos na Assembleia Legislativa. Em 2022, tentou, sem obter êxito, uma vaga na Câmara Federal. Seu nome é sempre citado pelo governador, quando de passagem por São Mateus, município que recebe expressivo volume de obras do governo.

Um sinal de apoio que não bate com a articulação do vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), mais voltado, como informam lideranças políticas, para o projeto eleitoral do empresário Marcos Cozivip, que teria ainda o reforço do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos).

Marcus Cozivip filiou-se ao Podemos em 7 de novembro deste ano, em Brasília, em ato com a presença da presidente da Executiva Nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, e pelo presidente do partido no Espírito Santo, deputado federal Gilson Daniel.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 3

Clebson Bazoni em Sábado, 09 Dezembro 2023 18:36

PSDB de São Mateus
Tem pre candidato
Clebson Bazoni ,que e presidente do partido em São Mateus

PSDB de São Mateus Tem pre candidato Clebson Bazoni ,que e presidente do partido em São Mateus
Tadeuzinho em Domingo, 10 Dezembro 2023 17:39

O advogado do Daniel Açaí “Tadeuzinho” é quem manda na administração pública… vergonha! Cadê os órgãos de controle externo? Nada?

O advogado do Daniel Açaí “Tadeuzinho” é quem manda na administração pública… vergonha! Cadê os órgãos de controle externo? Nada?
Jhon Oliveira em Sexta, 09 Fevereiro 2024 12:35

Temos que dá uma chance a Carlinhos Lyrio, ele tem que ganhar para tirar São Mateus desse buraco que está, os outros mais cotados aí são todos farinha do mesmo saco da classe empresária, só vem para ficarem mais ricos!

Temos que dá uma chance a Carlinhos Lyrio, ele tem que ganhar para tirar São Mateus desse buraco que está, os outros mais cotados aí são todos farinha do mesmo saco da classe empresária, só vem para ficarem mais ricos!
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/