Sábado, 18 Mai 2024

Assembleia retorna ao trabalho com disputas regionais entre deputados

Assembleia retorna ao trabalho com disputas regionais entre deputados
A Assembleia Legislativa retorna aos trabalhos nesta segunda-feira (3) com a expectativa de um ano de muita disputa entre os deputados, devido à tensão do mercado político com as acomodações proporcionais no ano eleitoral. Neste sentido, a tendência é de as disputas sejam mais duras entre  os parlamentares que disputam as mesmas bases eleitorais. O cenário promete disputas em praticamente todas as regiões do Estado.
 
No sul, os cenário pode ter duas configurações. Se Theodorico Ferraço (DEM) disputar a reeleição para deputado estadual, o cenário muda completamente. O antigo aliado, o deputado Glauber Coelho (PSB), já se afastou do presidente da Casa, o que mostra que a disputa entre eles pode endurecer. 
 
Quem nunca se afinou nem com Ferraço, nem com Glauber é o petista Rodrigo Coelho, que vai disputar a reeleição com a ajuda do prefeito Carlos Casteglione (PT). O PSDB aposta suas fichas no deputado Marcus Mansur, que vem tentando ampliar sua base no sul do Estado para fugir do estigma de vereador. 
 
No noroeste do Estado, a briga fica polarizada em Colatina, com o embate entre Josias da Vitória (PDT) e Genivaldo Lievori (PT), que repetem uma já tradicional disputa entre o grupo do ex-prefeito Guerino Balestrassi (PSDB) e do deputado federal Paulo Foletto (PSB). O primeiro deve apoiar Lievori, já o segundo, deve manter a parceria com Da Vitória.



Nesta disputa polarizada, a expectativa do mercado político em Colatina fica em torno da entrada do radialita Cirilo de Tarso (PSD), ex-vice-prefeito, que tem grande popularidade e pode mexer no cenário da disputa, dividindo os votos. Ainda no noroeste, mas em Baixo Guandu, Dary Pagung tem como arma a boa coligação do PRP, que sempre surpreende na disputa proporcional. 
 
No extremo norte, Freitas (PSB) contará com o palanque palaciano para enfrentar Paulo Roberto (PMDB). Para os observadores, a situação de Freitas é bastante confortável, com o apoio do governo do Estado ele sai fortalecido contra o peemedebista, que saiu derrotado do pleito municipal em 2012. Gildevan Fernandes (PV) é outro que vai  tentar reverter a derrota na eleição municipal, em Pinheiros. 
 
Em Linhares, o cenário político muda se o deputado José Carlos Elias (PTB) disputar a eleição para federal. Luiz Durão (PDT) pode sofrer os desgastes da gestão atrapalhada do prefeito Nozinho Correia (PDT). Atayde Armani (DEM), embora hoje esteja baseado em Santa Maria de Jetibá, ainda mantém um bom lote de votos no município. Mas a grande ameaça dos deputados da região é a candidatura do ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB), considerado favorito. 
 
Metade do plenário da Assembleia tem como reduto eleitoral a Grande Vitória e mesmo com 60% do eleitorado residindo na região, a profusão de deputados-candidatos e de lideranças de fora da Casa ajudam a pulverizar os votos, tornando a eleição mais disputada. 
 
Da Capital são os deputados José Esmeraldo (PMDB), que também tem votos em Cariacica; Esmael Almeida (PMDB), Nilton Baiano (PP) e Luzia Toledo (PMDB), que na verdade circula o Estado todo. 
 
A Serra é o maior colégio eleitoral do Estado e tem como representantes na Casa Roberto Carlos (PT) e Jamir Malini (PTN). Este último é uma das apostas do prefeito Audifax Barcelos (PSB). O secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite (PSB), que tem como principal base o município, retorna à Casa em abril, mas como vai disputar a Câmara dos Deputados, alivia a pressão na estadual.
 
De Cariacica são os deputados Aparecida Denadai (PDT), Janete de Sá (PMN), Lúcia Dornellas (PT) e Marcelo Santos (PMDB), que está cotado para a federal. Sandro Locutor (PV), divide seu reduto entre Cariacica e Viana. A deputada Solange Lube (PMDB), que é ex-prefeita de Viana, vai apostar na oposição municipal para tentar garantir o segundo mandato na Assembleia.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/