Quarta, 01 Mai 2024

Euclério Sampaio derrota Célia Tavares em Cariacica

euclerio_sampaio_CreditosElaineDalGobbo Foto: Elaine Dal Gobbo

A partir de primeiro de janeiro, o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) será o próximo prefeito de Cariacica. Com 58,69% dos votos válidos, ele saiu vitorioso no segundo turno, junto com a vice, Enfermeira Edna (Avante). A adversária do candidato, Célia Tavares (PT), obteve 41,31% dos votos válidos. Abstenções totalizaram 29,93%; brancos 5,32%; e nulos 6,32%. 

Em suas redes sociais, Euclério Sampaio afirmou ter feito "uma campanha baseada na verdade. Limpa, honesta, voltada para propostas e para a união de todos em torno de um projeto que coloca as pessoas em primeiro lugar". O deputado também disse ser "um privilégio e uma grande felicidade ser eleito prefeito da cidade que me viu nascer, crescer e que agora nos abraça, renovando as esperanças em um futuro melhor".

O candidato eleito se comprometeu a ser "o prefeito de todos e podem ter certeza que vou me dedicar e trabalhar muito, para que a gente possa ver o nosso município no patamar em que ele merece estar", tendo como compromisso principal fazer com "que todos tenham vida melhor, mais digna, com educação, saúde, emprego e segurança".

No segundo turno, Euclério foi apoiado pelo Pros, PP, PSD, PSC, DC e PSL, que tiveram como candidatos no primeiro turno, respectivamente, Sandro Locutor, Dr. Helcio, Adilson Avelina, Celso Andreon, Dr. Motta e Joel da Costa. Embora o PCdoB tenha apoiado Célia Tavares, o candidato Dr. Heraldo Lemos, contrariando a decisão do partido, também apoiou Euclério Sampaio. 

Desde o início da campanha, Euclério Sampaio contou como um dos seus principais cabos eleitorais o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que chegou a cogitar a candidatura a prefeito, mas recuou e apoiou o colega de Assembleia. Depois de perder as eleições para prefeito em 2008, 2012 e 2016, Marcelo Santos finalmente emplaca um projeto para o executivo na cidade onde tem reduto eleitoral. Ele novamente acompanhou Euclério Sampaio na votação deste domingo, no Colégio Passionista, em Jardim América, juntamente com o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos). 

No primeiro turno, a disputa foi acirrada. Euclério Sampaio alcançou 18,81% e Célia Tavares (PT), 14,04%. O resultado da petista, apoiada pelo ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão, surpreendeu no final, já que, no decorrer da campanha, ela aparecia sempre no segundo bloco de candidatos nas intenções de votos, atrás de Sandro Locutor (Pros) e disputando com Marcos Bruno (Rede). Os dois ficaram atrás ainda de Subtenente Assis (PTB), que foi votado por 11,48% dos eleitores. Locutor marcou 10,66% e Marcos Bruno 9,75%.

Suplente

Com a vitória de Euclério, quem retorna à Assembleia Legislativa no próximo ano será Eustáquio de Freitas, do PSB, ex-líder do governo. Ele havia sido acomodado na Casa pelo governo Renato Casagrande, na cadeira de Bruno Lamas (PSB), mas teve que entregá-la em abril, quando Lamas, ex-secretário estadual, retornou ao cargo para disputar a prefeitura da Serra, sendo derrotado este ano. Hoje, Freitas ocupa um cargo na Casa Civil.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Paty em Domingo, 29 Novembro 2020 19:48

Mais um “erro” gritante do ibosta, que dava 50% para a candidata dos PeTralhas.

Mais um “erro” gritante do ibosta, que dava 50% para a candidata dos PeTralhas.
Efrem em Domingo, 29 Novembro 2020 20:12

Esse ibosta não tem nenhuma credibilidade. Parabéns Euclério. Fora PTralhadas.

Esse ibosta não tem nenhuma credibilidade. Parabéns Euclério. Fora PTralhadas.
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/