Sexta, 26 Abril 2024

Congresso do Povo divulga datas de ações nos municípios

No sábado passado, aconteceu em Vitória o seminário estadual de formação do Congresso do Povo Brasileiro, com presença de cerca de 150 pessoas de 35 movimentos sociais. A iniciativa faz parte das ações da Frente Brasil Popular, que articula diversos movimentos a nível nacional.

Depois deste encontro inicial de formação de formadores, o próximo passo é a construção dos congressos municipais ou regionais que vão servir de base para o congresso estadual e, posteriormente, o nacional. De acordo com Úrsula Rola, da coordenação da Frente Brasil Popular, a proposta é de voltar às bases, construindo um projeto de nação feito a diversas mão, incluindo sem terras, trabalhadoras, mães, jovens, professores, sem teto, e outros grupos sociais.

"Há uma estrutura permanente, que é fazer trabalho de base nos bairros, escolas, igrejas e trazer o povo para um momento de discussão onde falaremos sobre nossos problemas, suas causas e as possíveis soluções. Serão momentos não só de estudo, mas de animação, troca de ideias e experiências, confraternização e ações coletivas", explica.

Os primeiros congressos acontecem no dia 19 de maio, tanto o de Vitória como o regional que inclui os municípios de Cariacica e Viana. Em 26 de maio é hora de Vila Velha realizar seu congresso municipal. Na Serra, o evento será dia 9 de junho. O Congresso Regional Norte-Nordeste ainda não teve data definida. "Cada município ou região está organizando o seu encontro. E temos reuniões periódicas da Coordenação para dar liga e organizar a Estadual e a Nacional", conta Úrsula.

Entre as organizações que fazem parte da Frente Brasil Popular descatam-se alguma como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e outras.

CALENDÁRIO

Congressos municipais e regionais da Frente Brasil Popular/ Congresso do Povo Brasileiro

19/05 - Congresso Municipal de Vitória

19/05 - Congresso Regional de Cariacica e Viana

26/05 - Congresso Municipal de Vila Velha

09/06 - Congresso Municipal de Serra

A definir - Congresso Regional Norte-Nordeste

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/