Sexta, 03 Mai 2024

Controle do PT não assegura sustentação necessária para Coser nas eleições de 2014

Controle do PT não assegura sustentação necessária para Coser nas eleições de 2014

A candidatura do ex-prefeito de Vitória João Coser à presidência do PT estadual movimentou o mercado político no fim de semana. Entretanto, as declarações do petista na imprensa sobre o processo eleitoral do próximo ano trouxeram divergências entre os observadores. O Processo de Eleição Direta (PED) do PT acontece em novembro, mas os debates devem ser deflagrados internamente, a partir de agora, com as demais correntes e a militância.



Para os meios políticos, a possibilidade de Coser e sua corrente Alternativa Socialista (AS) vencerem a disputa interna está consolidada, mas a participação de outras correntes – como a Articulação de Esquerda (AE), da deputada federal Iriny Lopes e a Construindo um Novo Brasil (CNB), do subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano – vão garantir a  proporcionalidade na nova gestão e também o embate no período que antecede a eleição interna.



Por isso, a tendência é de que o ex-prefeito encontre resistência para emplacar sua visão sobre o processo eleitoral do próximo ano, que, aliás, parece indefinido. Coser aparece nos jornais oferecendo a possibilidade de o PT disputar a vaga no Senado ou a de vice-governador.



Isso se o partido conseguir manter intacta a trinca com PMDB e PSB, formada em 2010. Se não conseguir, o ex-prefeito se diz apto a disputar o governo, com uma candidatura estratégica para o palanque da presidente Dilma Rousseff.



Mas como a chapa será proporcional, a ideia de Coser terá que convencer todo o partido. O ex-prefeito terá que convencer os companheiros a permanecer em um sistema político de unanimidade que não foi vantajoso para o PT no Espírito Santo. Além disso, o partido precisa atender à prioridade da nacional em dar condições para o palanque de reeleição da presidente Dilma. Por isso, o posicionamento do partido para a disputa do próximo ano vai ser decidida pela necessidade de acomodar no espaço adequado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/