Sexta, 29 Março 2024

Corpo da ex-deputada Mariazinha será cremado nesta terça-feira

mariazinha_blogpessoal Blog pessoal

O corpo da ex-deputada estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Maria Vellozo Lucas, conhecida como Mariazinha, será cremado às 10 horas desta terça-feira (23), no cemitério Jardim da Paz, na Serra. Ela faleceu na madrugada desta segunda, aos 90 anos, segundo comunicado de um de seus filhos, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, nas redes sociais: "Comunico com tristeza o falecimento de minha mãe Mariazinha Vellozo Lucas, na madrugada de hoje", escreveu.

Mariazinha foi vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, de 2003 a 2005, onde ocupou também as vice-presidências das comissões de Cidadania e Ciências e Tecnologia. O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), decretou luto oficial de três dias,  assim como o governador do Estado, Renato Casagrande.

Em setembro de 2017, Mariazinha foi homenageada na Assembleia Legislativa, durante sessão solene em comemoração aos 60 anos de criação do Tribunal de Contas. Na ocasião, a ex-conselheira foi considerada a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal. A Corte irá decretar luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

Nascida em Vitória, no dia 3 de novembro de 1931, Mariazinha era formada em administração de empresas. Iniciou sua vida pública como funcionária concursada do extinto Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (Iapi), hoje INSS, onde atuou de 1954 a 1975.

Foi secretária-chefe da Casa Civil do Estado durante o mandato do ex-governador Elcio Alvares (1975-1979). No Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), permaneceu como conselheira de 1979 a 2001, tendo acumulado seis mandatos como presidente da Corte.

Além de Luiz Paulo, Mariazinha deixa o marido Laércio de Almeida Lucas, o filho Sérgio Vellozo Lucas e os netos André, Laura, Rafael e Joel.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Estanislau Tallon Bozi em Quarta, 24 Novembro 2021 07:06

Que Deus a tenha em Sua santa glória e console a seus familiares e amigos!

Que Deus a tenha em Sua santa glória e console a seus familiares e amigos!
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/