O deputado Sérgio Majeski (PSDB) voltou a cobrar na sessão desta segunda-feira (24) um posicionamento do governo do Estado sobre o fechamento de turmas nas escolas estaduais. Ele ocupou a tribuna para destacar a situação da Èscola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Afonso Schwab, em Jardim América, Cariacica.
O deputado relatou que a escola que tem 108 alunos no primeiro ano do ensino médio terá uma turma fechada e os alunos distribuídos entre as outras três turmas existentes. Para Majeski, isso traz um prejuízo aos estudantes, além disso, na há impedimento para que uma turma funcione com 28 alunos.
Outra situação grave relatada pelo deputado é a determinação da Secretaria de Estado da Educação para que a turma do sexto ano seja fechada. O problema, segundo do deputado é que, diferentemente das turmas de primeiro ano do ensino médio, não há outras salas de sexto ano na região. A indicação da Sedu, neste caso, é para que o sexto ano funcione junto com o sétimo ano.
O deputado afirmou que vem cobrando uma explicação da Sedu para a situação, mas ainda não obteve resposta. Ele disse ainda que não vê outra alternativa senão entrar no com um pedido de liminar na Justiça para evitar que a fusão de turmas aconteça.
Desde o início do ano o deputado vem denunciando o fechamento de turmas em várias escolas do Estado. O tucano enviou uma série de requerimentos ao secretário de Educação Haroldo Rocha sobre a situação de várias escolas, as respostas chegaram à Assembleia nesta segunda.
Depois da fala de Majeski, a deputada Luzia Toledo (PMDB), presidente da Comissão de Educação da Assembleia, se pronunciou na tribuna da casa e afirmou que a Secretaria apresentará um cronograma de providências que vem sendo feito pelo governo nas escolas.

