Quarta, 01 Mai 2024

Deputados aprovam urgência na deliberação de projeto sobre conselheiro cidadão

Deputados aprovam urgência na deliberação de projeto sobre conselheiro cidadão

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (9), o pedido de urgência na deliberação do Projeto de Resolução (PR nº 007/2013) que prevê mudanças no processo de eleição para indicação à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela Casa. O texto, de autoria do deputado Hércules Silveira (PMDB), permite a indicação direta, sem a necessidade de um parlamentar para os candidatos à “conselheiro cidadão”.



Mesmo com a disputa em andamento pela vaga aberta pela aposentadoria de Marcos Madureira, o novo projeto pode ter reflexos no atual processo. Além da possibilidade de candidatura direta, o texto também prevê a adoção do rito simplificado na seleção, que deve durar somente entre 15 a 30 dias após o encerramento das inscrições, sempre em sessões ordinárias seguidas. Atualmente, não há qualquer limitação sobre o prazo para a eleição do novo conselheiro.



A proposta também estabelece ritos para o processo de sabatina com os candidatos, que tem o objetivo de averiguar o requisito de notório conhecimento dos pretendentes à vaga de conselheiro. De acordo com o texto do projeto de resolução, cada sabatina terá duração de 30 minutos para questionamentos objetivos sobre a atuação técnica do Tribunal, vedadas referências pessoais visando à protelação sob pena de desclassificação do processo.



Nesta fase, seria exigida também uma “pontuação” de pelo menos 60% de aproveitamento dos candidatos, sendo considerado não habilitado o candidato que não alcançar o índice mínimo. Hoje, o Regimento Interno da Assembleia não é específico sobre o que deve ser cobrado dos candidatos nas sabatinas, que devem ter início ainda esta semana.



Com a aprovação do regime de urgência, o texto será incluído na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (10). A proposta foi protocolada no último dia 18 de março. Apesar da antecedência em relação à atual disputa, a matéria esbarra nos reiterados atrasos na tramitação no Legislativo. Consta no sistema processual da Assembleia que o texto está sob apreciação do deputado Sandro Locutor (PV), relator na Comissão de Justiça, desde o início de julho.



Essa não é a única proposta relacionada à eleição de conselheiros no TCE que chegou a circular na Assembleia. Em junho, o deputado Euclério Sampaio (PDT) anunciou que estava recolhendo assinatura para a apresentação da uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o preenchimento de vagas no TCE não dependa da indicação da Assembleia ou do governo do Estado, mas que sejam providas por meio de concurso público.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/