Segunda, 15 Julho 2024

Dr. Coutinho poderá ter bloco de nove partidos para buscar reeleição em Aracruz

dr_coutinho_vinicius_gardiman Vinicius Gardiman/PMA
Redes Sociais

Dr. Coutinho (PP), atual prefeito de Aracruz, município do norte do Estado, poderá tentar a reeleição em um bloco político com nove partidos. Em evento realizado na última sexta-feira (21), ele assumiu a presidência do diretório municipal do Progressistas (PP) e oficializou sua pré-candidatura visando a disputa majoritária de outubro deste ano, contando com a presença do presidente estadual do PP, o deputado federal Da Vitória.

Além do próprio Progressistas, estão em conversas com o grupo do prefeito as siglas União Brasil, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Mobilização Nacional (Mobiliza), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Federação Brasil da Esperança, formada por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). A federação aguarda apenas a homologação da direção estadual para oficializar o apoio.

A composição partidária abrange quase todos os atuais vereadores de Aracruz, com exceção de Roberto Rangel (Podemos). O partido do prefeito conta com sete das 17 cadeiras do Poder Legislativo: André Carlesso, Bibi Rossato, Elizeu Costa, Jean Pedrini, Edilson Spinassé, Tião Cornélio e Mônica de Souza Pontes Cordeiro.

Os demais parlamentares são: Adriana Guimarães Machado e Paim (MDB); Alexandre Manhães (Mobiliza); Artemio Rossoni e Etienne Coutinho Musso (PSB); Léo Pereira (União); Marcelo Nena (PDT); Rhayrane Pedroni (PCdoB); e Vilson Jaguareté (PT).

Conhecido médico em Aracruz, Dr. Coutinho está em sua primeira experiência em cargo público. Em 2020, se elegeu pelo Cidadania, partido que tem perdido força no Estado. A tendência é que, este ano, entre na disputa com o mesmo vice do último pleito, Beto Vieira (PSB).

Na última eleição, Coutinho venceu o então vereador Alcântaro Filho (Republicanos) por uma diferença de apenas 162 votos, e o então prefeito, Jones Cavaglieri (SD), que ficou em quarto lugar.

Em 2022, Alcântaro elegeu-se deputado estadual, e era cotado novamente para a disputa majoritária neste ano, mas anunciou apoio a Leandro Sperandio (Republicanos). Delegado da polícia civil, Sperandio deverá ter o apoio de legendas mais à direita, como Democracia Cristã (DC), Partido Renovação Democrática (PRD), Agir e Podemos.

Antes de entrar no Republicanos, Sperandio, chegou a se filiar ao Partido Liberal (PL) e participar de uma marcha bolsonarista em Brasília e visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a sua saída, o PL de Aracruz lançou como pré-candidato a prefeito o pastor Marcelo Souza, presidente do diretório municipal da sigla.

Outro pré-candidato a prefeito de Aracruz é o agricultor Tico Selvatici, que, em maio, assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), sigla que lançou o Major Wallace Vieira em 2020, o terceiro colocado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/