Em tempos de vacas magras na captação de recursos financeiros para as campanhas eleitorais, a internet tem sido um caminho para iniciar a abordagem aos eleitores de forma rápida, barata e eficiente. Seja por meio dos sites interativos ou pelas redes sociais, os candidatos encurtam caminho e ocupam o espaço virtual em busca de votos.
A campanha eleitoral no rádio e na TV só começará no próximo dia 21 de agosto, mas nos sites dos candidatos ou no site de vídeos Youtube, os programetes com mensagens de campanha são fartos e democráticos. Tanto candidatos de campanhas orçadas em milhões quanto as mais modestas conseguem o mesmo espaço. Basta uma câmera, uma locação e disponibilizar o vídeo para que os eleitores possam conhecer as propostas de cada um. Entre os candidatos de Vitória se destacam os sites de Iriny Lopes (PT), Luiz Paulo (PSDB) e Luciano Rezende (PPS).
Nesses espaços o internauta-eleitor pode encontrar as agendas dos candidatos, conhecer as propostas de campanha e perfis de cada um, ouvir o jingle e dar sugestões para a construção do programa de governo, bem como se inscrever voluntário na campanha. Sem muito dinheiro para a campanha, o candidato do Psol, Guatavo De Biase, aposta nas páginas do Facebook e do Twitter para tentar mobilizar os eleitores.
Ele também disponibiliza vídeos e o jingle de campanha por meio das redes sociais. O candidato do PSDC, Edson Ribeiro, além do Facebook, também tem uma série de vídeos disponibilizados para tentar convencer os eleitores. Pelas redes sociais, os candidatos ganham tempo e podem explorar uma mídia com menos exigências e mais abrangência. Nos municípios em que não há transmissão do horário gratuito na TV, a expectativa é de que os candidatos explorem bastante a utilização da internet para tentar ganhar o eleitor.