Sábado, 18 Mai 2024

Em busca de espaço, PMDB capixaba segue a mesma tendência da nacional

Em busca de espaço, PMDB capixaba segue a mesma tendência da nacional
Nas articulações para as eleições presidenciais vem chamando a atenção a movimentação do PMDB para a conquista de mais espaços no governo federal. O partido é o principal aliado do PT da presidente Dilma Rousseff e aproveita o jogo eleitoral com uma movimentação "terrorista", com ameaça de desembarque do governo federal caso suas demandas não sejam prontamente atendidas.
 
Dadas as devidas proporções, o PMDB do Espírito Santo também faz movimentações no sentido de se capitalizar para o jogo eleitoral, com movimentos também incertos. No caso do Estado, a movimentação não é do PMDB no seu conjunto, mas do grupo do ex-governador Paulo Hartung, que conta com o presidente do partido no Estado, o deputado federal Lelo Coimbra e o senador Ricardo Ferraço. 
 
O fato de ter aliados na cúpula, porém, não significa necessariamente que o grupo tenha hegemonia no partido. Na base peemedebista há muita divergência sobre os rumos adotados pelo partido para este ano. A bancada do PMDB na Assembleia quer continuar no palanque do governador Renato Casagrande, por exemplo. 
 
Outra discussão que pode ser travada dentro do partido é sobre a disputa ao Senado. Embora Hartung seja apontado como favorito do PT nacional para a disputa ao governo do Estado, uma alternativa mais confortável para o ex-governador é a eleição ao Senado, mas também neste campo há conflitos, já que a deputada federal Rose de Freitas estaria disposta a disputar em convenção candidatura com Hartung. 
 
Neste sentido, para os observadores, as movimentações de avanço e recuo sobre a possibilidade de Hartung ou Ricardo Ferraço disputarem o governo seriam uma estratégia para aumentar o capital do grupo, facilitando sua movimentação na mesa de articulação para a eleição deste ano. 
 
O grupo estaria mais interessado nos espaços que alcançaria nas mesas de negociação. Para poder se destacar entre os demais aliados do governador Renato Casagrande, o grupo precisa valorizar o passe das lideranças do partido, criando uma ameaça de embate na eleição com o governador Renato Casagrande. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/