O governador Paulo Hartung (PMDB) participou nesta terça-feira (30) de um encontro com os governadores da Região Sudeste: Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo; Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais e Luiz Fernando Pezão (PMDB).
O encontro aconteceu no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro e durou cerca de quatro horas. No final da reunião, os governadores divulgaram uma carta que será enviada à presidente Dilma. Mas, a impressão que se tem, ao analisar o conteúdo da carta, é de que os governadores pretendiam mesmo com o encontro causar um fato político, numa demonstração de força ao governo federal, mais ou menos no jargão: “juntos somos mais fortes”.
Politicamente, a união dos quatro governadores da região mais desenvolvida do país, significa o aumento da tensão dirigida à presidente Dilma Rousseff, isso fica nítid com a subjetividade incutida nas propostas do documento, “produzido a oito mãos”, como destacou o governador capixaba em sua página no Facebook.
O documento traz seis propostas para tentar enfrentar a crise econômica que ameaça as finanças dos estados. O foco é a geração de trabalho e renda e o ordenamento das contas públicas.
A primeira proposta apresentada no documento é a de aplicação das mesmas condições dadas aos programas de concessões da União, concedidas para as instituições financeiras públicas federais, aos programas estaduais.
O segundo item trata do apoio federal, inclusive por meio de garantia soberana para o acesso a fundos garantidores que alavanquem investimento. A terceira proposta é a troca de experiências e compartilhamentos de resultados nos processos de concessões e parcerias público-privadas (PPP).
Os governadores pedem ainda a prioridade para o investimento em infraestrutura e logística, com destaque para as áreas de construção civil e saneamento básico. No caso do saneamento básico propõe ainda a reversão das contribuições pagas a título de PIS/PASEP e COFINS, em investimento no setor. A quinta proposta é de atuar no incremento das exportações buscando a redução dos custos e a ampliação de crédito.
O sexto item trás um tema que criou expectativa nos meios políticos capixabas. Depois de uma semana concentrando esforços para mostrar a diminuição dos números de homicídio no Estado, para evitar parecer que está bem atrás dos vizinhos, o governo Paulo Hartung acabou não conseguindo dar uma visibilidade muito grande à área da segurança. Sobre esse item a carta é sucinta ao dizer que o objetivo é intensificar a operação conjunta na área da segurança pública, aprofundando a sinergia entre os estados e a União.