Faltando apenas um dia para expirar o prazo constitucional, o governador Paulo Hartung (PMDB) enviou à Assembleia Legislativa a Prestação de Contas referente ao exercício de 2015. O documento foi protocolado na Casa no último dia 29 de abril e lido no Expediente da sessão desta segunda-feira (9).
Segundo o Inciso XVIII do art. 91 da Constituição Estadual, o balanço deve ser enviado ao Legislativo até o dia 30 de abril de cada ano. A prestação de contas foi enviada em mídia digital, como determina o Tribunal de Contas, mas a expectativa dos deputados é pela presença do governador na Casa para apresentar os balanços. O deputado Sandro Locutor (Pros) solicitou a cópia da prestação de contas do governador.
Em 2015, o governador Paulo Hartung esteve na Assembleia no início de março. O balanço apresentado foi sobre o governo anterior e Hartung apresentou aos deputados um cenário de caos econômico. Disse que encontrou os cofres vazios e durante 50 minutos de discurso atacou o ex-governador Renato Casagrande (PSB).
Este ano, o governador ainda não esteve na Casa para apresentar o balanço do primeiro ano de mandato. Mas os deputados já sabem o que esperar do discurso do governador. Para fora do Estado, o peemedebista tem adotado uma postura de excelência em gestão, vendendo a ideia de que arrumou as contas públicas.
Mas para dentro do Estado, ele tem repetido o discurso da campanha, de que seu antecessor “tirou o Estado dos trilhos”. Na semana passada, em um almoço com os deputados estaduais para apresentar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017, ele voltou a falar sobre dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado.