Como já é tradição, o deputado federal Max Filho se reúne semanalmente com seus apoiadores e simpatizantes em Vila Velha. No encontro desta segunda-feira (13) no Cerimonial Bel's, o tucano pôs uma pulga atrás da orelha dos seus correligionários ao levantar um assunto, no mínimo, polêmico. Ele abriu na reunião que o governador Paulo Hartung (PMDB) o chamou para uma conversa para discutir a sucessão em Vila Velha.
Hartung teria sugerido que os dois buscassem um nome de consenso para a disputa. O peemedebista não chegou a apresentar uma lista inicial com os nomes dos possíveis postulantes à candidatura. Neste primeiro momento queria apenas ouvir do deputado se haveria disposição em construir esse palanque de consenso em Vila Velha.
Max não disse nem que sim nem que não ao governador, mas prometeu estudar a proposta. Mas antes teria questionado Hartung sobre a situação do prefeito Rodney Miranda (DEM). O tucano lembrou que o governador tem marcado presença no município com anúncios de ordens de serviços quase semanais em Vila Velha, o que daria a entender que Rodney é sim o candidato palaciano. Hartung, no entanto, teria admitido que Rodney já seria carta fora do baralho.
Nos meios políticos circula com cada vez mais força a tese de que a reeleição de Rodney se tornou inviável. Hartung, seu principal cabo eleitoral, já teria aconselhado o afilhado político a jogar a toalha. A essa altura do campeonato, com a popularidade do prefeito em queda livre, insistir na candidatura de Rodney só traria mais prejuízo político à imagem de Hartung, já bastante arranhada pelo fato de o governador ser o fiador da gestão fracassada do prefeito.
Mesmo sem Rodney no caminho, alguns correlegionários de Max divergem sobre a proposta palaciana. Há os que defendem a candidatura de Max Filho à prefeitura, e outros que entendem que a permanência do deputado em Brasília e mais estratégica para o município e para ele próprio, pensando na hipótese de o tucano dar voos mais altos em 2018, como, por exemplo, disputar o governo do Estado.
Max já deixou claro que não tem interesse em disputar a eleição este ano. Por isso se empenhou tanto para tentar trazer o deputado estadual Hércules Silveira para o PSDB e fazê-lo candidato. Hércules acabou recusando a proposta e agora está praticamente riscado da disputa, já que sua candidatura dependeria obrigatoriamente do aval de Hartung, que não demonstra interesse na candidatura do correligionário. Por parte de Max também parece que o cavalo selado para Hércules, na ocasião do convite para trazê-lo para o PSDB, já passou e não tem mais volta.
Ainda é prematuro prever se a aliança entre Hartung e Max Filho tem futuro, o que se sabe é que não faltam pretendes para subir nesse palanque. O deputado estadual Rafael Favatto (PEN), que não costuma participar das reuniões dos Mauro, é um desses oportunistas de ocasião que arrumou um jeitinho de marcar presença no encontro. Ele até conseguiu espaço para passar seu recado. Após reconhecer que Max Filho é hoje a principal liderança política do município, Favatto, que foi vice de Rodney, fez questão de esclarecer que a experiência foi frustrante que ele pretende nunca mais repetir. Ele queria mesmo deixar registrado nas entrelinhas que Max e Hartung não precisam mais procurar um nome.