Sábado, 20 Abril 2024

Igreja Católica representa na Câmara de Vitória contra Gilvan da Federal

padre-Kelder_Dom-Dario.-FotoDivulgacao Divulgação

A Mitra Arquidiocesana de Vitória e o arcebispo Dom Dario Campos entraram com representação por "prática de infração ética e ao decoro parlamentar em face do vereador Gilvan da Federal (Patri)" na Câmara Municipal. O mesmo fez o coordenador do Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, padre Kelder Brandão. O advogado Fabiano Cabral Dias afirma que ilícitos cometidos por Gilvan, como discurso de ódio e distorção dos fatos, "devem ser analisados um por um, para que a Casa veja quais penalidades aplicar com base no Regimento".

Entre as penalidades previstas no Regimento da Casa, Resolução 1.919/2013, está a perda do mandato, além de "advertência escrita, suspensão das prerrogativas regimentais e/ou suspensão temporária do exercício do mandato pelo prazo de 90 (noventa) dias ou lapso temporal que entenderem de direito". O pedido é feito sem que haja "prejuízo de outras sanções relativas à quebra do decoro parlamentar a ser apurada durante a instrução processual".

A representação da Mitra e do arcebispo se refere ao manifesto divulgado por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade, realizada em seis de março deste ano, na Praia de Camburi, em Vitória. Durante a sessão da Câmara do dia sete de março, Gilvan subiu na tribuna e afirmou que ia "falar diretamente para Arquidiocese de Vitória, para o responsável arcebispo Dom Dario Campos". A partir daí, prosseguiu dizendo que "você, Dom Frei, está ajudando e corroborando para a doutrinação da escola e não com educação".

No manifesto, a Arquidiocese defende uma educação "que contribua para fortalecer as relações igualitárias nas relações de gênero com reconhecimento, respeito pelas diferenças, melhoria da qualidade de vida e inclusão para todos/as (negros, indígenas, quilombolas, educação do campo, jovens e adultos, educação prisional, LGBTQIA+) e a concretização do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos".

Quanto a esse trecho, o vereador afirmou que a Arquidiocese estava defendendo "educação LGBTQI", e que "aqui fica meu repúdio, que tenho certeza que a maioria dos católicos são contra essa imoralidade… e é por isso que a educação do nosso país está horrível, por que ao invés de estar preocupado de ensinar português, matemática, geografia, inglês, ficam com essa historinha aqui ó, de trabalho LGBT…triste! Vergonhoso! O que a Arquidiocese de Vitória com esse arcebispo, Dom Frei Dario Campos, estimulando Educação LGBT, voltando [sic]! Doutrinação LGBT na escola, sou contra a doutrinação LGBT para os nossos filhos".

Na representação, é destacado que Gilvan adota "um entendimento completamente distorcido dos ideais apresentados no Manifesto em Defesa da Educação com Fraternidade", uma vez que, enquanto o documento "estabelece a necessidade de inclusão educacional de minorias e fortalecimento de relações igualitárias entre homens e mulheres, o entendimento exarado e proliferado pelo vereador Gilvan da Federal atesta/relata 'intenção da Igreja na doutrinação LGBTQIA+ nas escolas".

Consta ainda que, além da fala na tribuna, o vereador divulgou um vídeo com seu pronunciamento no Instagram, com "a imagem de um padre de batina com uma plumagem rosa em seu pescoço", "fugindo completamente do debate mesmo que antes distorcido, em flagrante desrespeito e discurso de ódio às lideranças da Igreja Católica (clero) e os que professam a religião".

De acordo com a representação, "após a postagem da imagem seguida de seu discurso ter permanecido por dias nas redes sociais, o vereador representado retirou a publicação, o que não implica em dizer que retratou-se e que o 'post' não gerou repercussão e ato passível de análise e punição".

É informado, ainda, que devido à publicação, a Mitra e o arcebispo ajuizaram demanda criminal em trâmite perante a 5ª Vara Criminal de Vitória "para apuração dos crimes de injúria, difamação, propagação de discurso de ódio e vilipêndio ato ou objeto de culto religioso".

A motivação da representação do padre Kelder foi devido ao fato de que, em 26 de abril deste ano, Gilvan subiu à tribuna e, "sem qualquer razão ou justificativa, iniciou uma série de ataques ao representante que, até a presente data, desconhece a efetiva motivação". Na ocasião, o vereador afirma que "não existe cristão de esquerda" e que o padre é um "petista enrustido".

O vereador, em seguida, leu um trecho da homilia do padre na Festa da Penha, na qual ele criticou "a depravação de quem governa a nação, afrontando o povo e a Deus, transformando o país em uma Sodoma e Gomorra". Gilvan afirmou que "depravação, padre Kelder, é o ladrão do Lula! Que saqueou nossa nação. Depravação é que o PT defende! Aborto, legalização das drogas, pedófilo, militância LGBT! Isso é depravação, Padre Kelder! O senhor deveria ter vergonha, como líder religioso, de apoiar um petista, o senhor tinha que ter vergonha! Então lave sua boca antes de falar alguma coisa do presidente Jair Bolsonaro, primeiro presidente honesto que defende a família!".

E prosseguiu: "vou dizer para você, Padre Kelder, estarei observando o que o senhor fala. Então, antes disso, vamos ver quem o senhor vai apoiar nas eleições, porque o senhor foi falar besteira do atual prefeito Lorenzo Pazolini, nas eleições passadas, declarando apoio ao petista João Coser. Então o senhor tem que saber de que lado o senhor tá. Se o senhor está do lado de Deus! Ou se está do lado de petista".

Conforme consta na representação, as falas do vereador, "de forma gratuita e infundada, afrontam a pessoa do representante, sem qualquer justo motivo, apenas por talvez representar um posicionamento político/partidário diverso do representado. Ademais, o posicionamento contrário fortalece a democracia e o Estado Democrático de Direito".

É destacado também que Gilvan busca atacar o padre "imotivadamente, por sua aparente orientação política, utilizando a tribuna desta Casa como palanque político, de forma agressiva, desvirtuando por completo o debate, o que demonstra possível interesse próprio, eis que na sequência acaba realizando postagens em suas redes sociais".

A representação evidencia ainda que em postagens de Gilvan no Twitter, Instagram e Facebook, onde ele colocou o vídeo com as falas sobre o padre, são registradas descrições como "quem defende aborto, legalização das drogas, trabalho LGBT para nossas crianças, não é cristão!", portanto, "está dando a entender que o representante compartilha de tais convicções e opiniões, o ofendendo, tendo em vista que, como líder religioso, tais ideologias contrariam os dogmas seguidos pela religião que o mesmo prega em sua missas".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 16

gustafá em Terça, 10 Mai 2022 14:53

Esse vereador não passa de um hipocrita, defende um cara que é a favor de tortura, já foi casado um monte de vez, condecora bandido miliciano com medalha de honra, faz rachadinha entre funcionarios, foi excluído do exercito por tentar fazer ataque terrorista contra a própria instituição por dinheiro , está na politica a mais de 30 anos e não tem projeto algum nem para o seu estado Rio de Janeiro até hoje, sem falar dos filhos dele que estão sendo acusados de diversas coisas. Apesar de não ser católico eu fico ao lado dos padres.

Esse vereador não passa de um hipocrita, defende um cara que é a favor de tortura, já foi casado um monte de vez, condecora bandido miliciano com medalha de honra, faz rachadinha entre funcionarios, foi excluído do exercito por tentar fazer ataque terrorista contra a própria instituição por dinheiro , está na politica a mais de 30 anos e não tem projeto algum nem para o seu estado Rio de Janeiro até hoje, sem falar dos filhos dele que estão sendo acusados de diversas coisas. Apesar de não ser católico eu fico ao lado dos padres.
Lia em Terça, 10 Mai 2022 16:50
https://www.entregasdogoverno.com/?m=1
Lia em Terça, 10 Mai 2022 16:51

Para os comunasocialistas de plantão fica aqui o link de informação sobre as obras do governo federal, em tempo, o cidadão quer justificar o maior ladrão do mundo caluniando e difamando o presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro, pois é perda de tempo o povo brasileiro acordou e não vai ser enganado por ditadores disfarçados de democraticos! Capixabas DEMITAM os candidatos dos partidos socialistas e comunistas em outubro de 2022!!!!

https://www.entregasdogoverno.com/?m=1

Para os comunasocialistas de plantão fica aqui o link de informação sobre as obras do governo federal, em tempo, o cidadão quer justificar o maior ladrão do mundo caluniando e difamando o presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro, pois é perda de tempo o povo brasileiro acordou e não vai ser enganado por ditadores disfarçados de democraticos! Capixabas DEMITAM os candidatos dos partidos socialistas e comunistas em outubro de 2022!!!! https://www.entregasdogoverno.com/?m=1
Agmarcarioca amigo do mito em Terça, 10 Mai 2022 21:30

Acusar o mito sem provas,a mamata acabou,Lula colocou a Dilma para acobertar o rombo,perdeu refinaria,comprou refinaria com jaba,prejuiso da petrobas ,investiu em varios paises fora etc etc ,se a igreja catolica se sentiu ofendida procure a justiça,eu sou catolico,mas acho errado,certos padres ficar entrando em asuntos que nao lhe pertence,dia 2 do 10 esta chegando e so se candidatar,um paraquedista do Exercito e muito justo e correto,num restaurante em Valadares mito 70 Lula18,Sergio Meneguelli melhor politico capixaba

Acusar o mito sem provas,a mamata acabou,Lula colocou a Dilma para acobertar o rombo,perdeu refinaria,comprou refinaria com jaba,prejuiso da petrobas ,investiu em varios paises fora etc etc ,se a igreja catolica se sentiu ofendida procure a justiça,eu sou catolico,mas acho errado,certos padres ficar entrando em asuntos que nao lhe pertence,dia 2 do 10 esta chegando e so se candidatar,um paraquedista do Exercito e muito justo e correto,num restaurante em Valadares mito 70 Lula18,Sergio Meneguelli melhor politico capixaba
Lazaro Pacheco em Quarta, 11 Mai 2022 09:08

Parabéns para a arquidiocese e para o padre Kelder pela coragem em colocar freios no retardo mental que toma posse de políticos e envenena a sociedade com irracionalidade. Deus abençoe vocês!

Parabéns para a arquidiocese e para o padre Kelder pela coragem em colocar freios no retardo mental que toma posse de políticos e envenena a sociedade com irracionalidade. Deus abençoe vocês!
Marlete em Quinta, 12 Mai 2022 08:55

Gostei muito do que você escreveu. Meus parabéns!

Gostei muito do que você escreveu. Meus parabéns!
Breno em Quarta, 11 Mai 2022 10:14

Dois padres comunistas! tem q ser combatidos mesmo! Parabéns ao Gilvan da Federal!

Dois padres comunistas! tem q ser combatidos mesmo! Parabéns ao Gilvan da Federal!
Juraci em Quarta, 11 Mai 2022 12:03

Parabéns ao vereador Gilvan , por se posicionar publicamente. Sou católica e Não concordo com esquerdismo dentro da igreja e nem com discurso político na hora da missa, momento sublime é hora de falar de Deus e do seu chamado a uma verdadeira vida de conversão que se dá pelo conhecimento do evangélio não distorcido, mas na sua integralidade

Parabéns ao vereador Gilvan , por se posicionar publicamente. Sou católica e Não concordo com esquerdismo dentro da igreja e nem com discurso político na hora da missa, momento sublime é hora de falar de Deus e do seu chamado a uma verdadeira vida de conversão que se dá pelo conhecimento do evangélio não distorcido, mas na sua integralidade
Marlete em Quinta, 12 Mai 2022 09:00

Juraci, você pode dizer que é tudo menos católica.
Sua inveja, maldade, etc não é coisa de cristão/Deus .

Juraci, você pode dizer que é tudo menos católica. Sua inveja, maldade, etc não é coisa de cristão/Deus .
Felipe em Quarta, 11 Mai 2022 17:26

Cristão afirmando que é contra o "esquerdismo"? Jesus era o que? De direita? Conhece a Bíblia? Dá uma lida, aprende um pouco e depois vem dizer que é cristão, tá bom? Porque criticar a esquerda tendo Jesus Cristo como exemplo é hipocrisia, pra não dizer burrice...

Cristão afirmando que é contra o "esquerdismo"? Jesus era o que? De direita? Conhece a Bíblia? Dá uma lida, aprende um pouco e depois vem dizer que é cristão, tá bom? Porque criticar a esquerda tendo Jesus Cristo como exemplo é hipocrisia, pra não dizer burrice...
FABIO ALVES em Quinta, 12 Mai 2022 04:13

Jesus era o que?? Esquerda não representa a figura de Jesus. Um bando de ladrões, que ficaram ricos nas costa do povo.. criar político de estimação é um erro que alguns têm.

Jesus era o que?? Esquerda não representa a figura de Jesus. Um bando de ladrões, que ficaram ricos nas costa do povo.. criar político de estimação é um erro que alguns têm.
Edmar de Azevedo Nunes em Quarta, 11 Mai 2022 20:30

Estranho que em parada na Av. Paulista militantes fizeram afrontas a JESUS, fazendo gestos obscenos e também em outra manifestação usaram a imagem de N. Senhora fazendo outros atos e não vi a Igreja Católica se manifestar e processar os autores. Vejo esse processo como um ato político e de tentativa de calar pessoas que tomam atitudes de combater esses excessos. Todos temos o direito de externar nossas opiniões e ter o direito de ser respeitado, o Vereador expos a sua opinião e o seu direito como parlamentar deve ser observado.

Estranho que em parada na Av. Paulista militantes fizeram afrontas a JESUS, fazendo gestos obscenos e também em outra manifestação usaram a imagem de N. Senhora fazendo outros atos e não vi a Igreja Católica se manifestar e processar os autores. Vejo esse processo como um ato político e de tentativa de calar pessoas que tomam atitudes de combater esses excessos. Todos temos o direito de externar nossas opiniões e ter o direito de ser respeitado, o Vereador expos a sua opinião e o seu direito como parlamentar deve ser observado.
em Quinta, 12 Mai 2022 11:35

Como Católico digo que Infelizmente o Vereador Gilvan está coberto de razão.

Como Católico digo que Infelizmente o Vereador Gilvan está coberto de razão.
Jerry Laudino da Rocha em Quinta, 12 Mai 2022 16:20

Esse vereador é um boçal que adora aparecer ao invés de trabalhar, agora esse Padre Kelder adora um rolo no meio político, já que adora tanto o meio largue a Batina e venha como candidato a um cargo político...

Esse vereador é um boçal que adora aparecer ao invés de trabalhar, agora esse Padre Kelder adora um rolo no meio político, já que adora tanto o meio largue a Batina e venha como candidato a um cargo político...
ELITA SOUZA DE OLIVEIRA em Quinta, 12 Mai 2022 21:00

Jesus foi E o maior político do mundo
e deichou exemplo parabéns padre Keller

Jesus foi E o maior político do mundo e deichou exemplo parabéns padre Keller
Eli em Sábado, 14 Mai 2022 07:19

Parabéns Padre Kelder: Está do lado da verdade, da solidariedade e da vida e não do lado da violência, armas e Ditadura, as pessoas que defendem essas maldades não tem Jesus no coração e mais tarde irão prestar conta com Deus.

Parabéns Padre Kelder: Está do lado da verdade, da solidariedade e da vida e não do lado da violência, armas e Ditadura, as pessoas que defendem essas maldades não tem Jesus no coração e mais tarde irão prestar conta com Deus.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/