Terça, 21 Mai 2024

Lideranças políticas fazem as últimas contas antes das convenções partidárias

Lideranças políticas fazem as últimas contas antes das convenções partidárias
O mês de junho será marcado por muitas articulações dos partidos que se agrupam ao lado dos dois palanques que se colocam para a disputa ao governo do Estado. Neste sentido, as lideranças políticas buscam os parceiros ideais para a eleição proporcional, refazendo os cálculos sobre o número de candidatos de cada um e a necessidade de votos de cada perna, sobretudo depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduziu em 10% as bancadas federal e estadual no Espírito Santo. 
 
Em entrevista a Século Diário, que vai ao ar neste sábado (31), o ex-vereador de Vitória Ademar Rocha (PTdoB), conhecido nos meios políticos por ter a melhor visão de conjuntura proporcional e dos cálculos de coligações, fala sobre as composições até aqui. 
 
Rocha mostra que as movimentações feitas até agora ainda não acomodaram todas as lideranças, mas que já há um encaminhamento sobre como serão divididas as forças nos dois palanques colocados para a disputa ao governo: de Renato Casagrande (PSB) e de Paulo Hartung (PMDB).
 
O ex-vereador aponta como há uma disputa entre a quantidade e qualidade. Enquanto o governador tem uma quantidade grande de partidos em sua base, Hartung tem partidos com densidade eleitoral, o que equilibra a disputa. 
 
Quanto aos cálculos, Ademar Rocha prevê uma disputa dura para a eleição, com uma necessidade de captação alta de votos, sobretudo, nos partidos aliados de Hartung. No caso dos partidos aliados de Casagrande, o grande número de candidatos pode facilitar a eleição de algumas lideranças, mas o problema é a acomodação nas pernas, principalmente, para a disputa à Assembleia Legislativa.
 
Neste sentido, Ademar prevê um mês de muita movimentação até as convenções, porque os presidentes dos partidos aprenderam a fazer as contas e vão buscar os parceiros que garantam a competitividade das coligações. Ainda assim, alerta o ex-vereador, muita gente vai casar na delegacia. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/